ELEIÇÕES

BdF Paraíba entrevista candidaturas do campo da esquerda ao legislativo estadual

Conheça agora, Anísio Maia, o candidato a deputado estadual pelo PT

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Anísio Maia foi eleito deputado estadual em 2010, obtendo 21.516 votos e reeleito, em 2014, com 25.905 votos em 196 cidades da PB.
Anísio Maia foi eleito deputado estadual em 2010, obtendo 21.516 votos e reeleito, em 2014, com 25.905 votos em 196 cidades da PB. - Assessoria Anísio Maia

A partir de hoje até o dia da eleição, 7 de outubro, o Brasil de Fato Paraíba estará realizando entrevistas com candidatos(as) da esquerda ao legislativo estadual. Serão entrevistadas as candidaturas mais expressivas dos partidos que compõem a Frente Brasil Popular na Paraíba. 

Esta semana iniciaremos a rodada de entrevistas com cinco candidatos(as) à Assembléia Legislativa Estadual. Começando com Anísio Maia do PT. Os(as) próximos(as) serão: Cida Ramos(PSB), Estela Bezerra (PSB) Luzenira (PT) e Jeová Campos (PSB) – não necessariamente nesta ordem. 

Anísio Maia é, atualmente, deputado estadual pelo PT. Está pleiteando a vaga de deputado pela terceira vez. É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e milita em movimentos sociais desde 1968. Já foi Superintendente do ministério da Aquicultura e Pesca no Estado. Conheça agora sua candidatura e as pautas que defende.

BdF - Para você o que está em jogo nessas eleições?

Anísio Maia - Não estamos em eleições normais, estamos em meio a um golpe. A destituição da presidenta Dilma e a prisão política do presidente Lula fazem parte do mesmo processo de ataque à soberania popular. Por isso, está em jogo nestas eleições, a defesa da democracia e de todos os direitos sociais, que são conquistas do povo brasileiro. O campo democrático e popular deve reforçar as lutas sociais e, em nome delas, ocupar todos os espaços possíveis na esfera institucional.

BdF - Por que você é candidato?

Anísio Maia - Sou militante de esquerda desde 1968, completando neste, 50 anos de luta política, sempre do mesmo lado. Sou candidato porque meu nome representa um projeto, jamais seria candidato de mim mesmo. Nosso mandato é fruto da organização do povo da pesca aqui na Paraíba e da militância de esquerda, engajada em sindicatos e movimentos sociais. Destaco também a nossa relação com a CUT e com a militância de meu partido, o PT, do qual sou fundador. Diante do fortalecimento da extrema direita, meu nome continua à disposição nestas eleições porque, se conquistar novos espaços é importante, manter os que já temos é fundamental. Por isso, sou candidato para continuar fortalecendo as lutas da classe trabalhadora. 

BdF -Quais serão suas principais linhas de atuação?

Anísio Maia - Já temos uma relação muito consolidada com os pescadores e pescadoras da Paraíba, uma categoria que foi extremamente penalizada pelo golpe e o desmanche das políticas públicas formuladas durante o governo Lula. Temos que lutar para retomar aquelas conquistas. Além disso, estamos exercendo a presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa a partir de uma relação política de muito diálogo e construção ao lado de professores, servidores e estudantes. A educação foi o primeiro alvo do golpe e nosso terceiro mandato estará comprometido com a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos, especialmente, os filhos e filhas da classe trabalhadora. Queremos, também, reforçar nosso compromisso com a agricultura familiar, resistindo à ditadura dos agrotóxicos e lutando por reforma agrária. Finalmente, a luta em defesa dos direitos humanos, desde o direito à memória referente ao período da ditadura militar, até a defesa da cidadania LGBT, passando pelo enfrentamento ao machismo, racismo e às mais variadas formas de opressão, completa o nosso programa de atuação no legislativo.
 

Edição: Heloisa de Sousa