Preparando o futuro

Movimento de Moradia realiza encontro de formação de lideranças em João Pessoa

MTD realiza momento de estudo para entender a conjuntura e apontar os desafios para a população sem-teto

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Mais de 30 lideranças do MTD se reuniram, na sede social do Sintricom, em Santa Rita, para pensar sobre política e moradia.
Mais de 30 lideranças do MTD se reuniram, na sede social do Sintricom, em Santa Rita, para pensar sobre política e moradia. - MTD

O Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) deu um passo importante no fortalecimento da luta por moradia na cidade de João Pessoa (PB), a realização do 1° Encontro de Formação de Lideranças. Com o intuito de preparar as bases para o futuro da luta política e social que virá, o MTD aposta na formação de mulheres e homens para entender a conjuntura política e preparar a melhor forma de incidir nas eleições e na política. 
O déficit habitacional na Paraíba é de 111.895 residências, segundo pesquisa de 2012 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), última pesquisa nacional sobre o tema. Por outro lado, a luta por moradia tem se acirrado por conta do aumento da pobreza e da carestia, assim como a arbitrariedade de algumas instituições como a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que realizou despejos violentos deixando desassistidas crianças, grávidas, idosas e pessoas com deficiência. “É por conta deste cenário que o MTD resolveu preparar suas bases e lideranças e partir para a formação e o estudo”, relatou Deyse Araújo, integrante do MTD.
Já Gleyson Melo, dirigente estadual do MTD na Paraíba, explica que “é o primeiro encontro de formação de lideranças do MTD para  fazer um balanço da conjuntura  e, evidentemente, no final, apontar os desafios da questão do movimento e da questão mais quente deste momento, da conjuntura, que são as eleições, qual a importância desse momento, para refletir sobre esse pragmatismo que está impregnado, que é o fato de pensar: o que eu ganho nessas eleições? Então a gente quer tirar esse pensamento e injetar um pouco de formação política na turma e pensar na própria organização do movimento”.
O MTD acompanha hoje as ocupações de sem-teto Luiz Gonzaga (50 famílias), localizadas no Bairro das Indústrias; São Pedro (60 famílias), no bairro dos Novaes; Ocupação Nova Jerusalém (150 famílias) e Terra Prometida (200 famílias), no bairro de Colinas do Sul II; e Thiago Nery (300 famílias), no bairro Mangabeira VIII; Ricardo Brindeiro (300 ocupantes), no bairro do Altiplano; Frei Damião (17 famílias), no bairro Tibiri II, em Santa Rita; Ocupação do Cristo (18 famílias), localizada no bairro do Cristo; Praia do Sol (20 famílias), situada no bairro de mesmo nome da ocupação; Sol Nascente (80 famílias), que fica em Camboinha II, em Cabedelo; suas existências denunciam o cenário de necessidade da população que luta por moradia digna.

 

Edição: Heloisa de Sousa