Podcast

PAPO ESPORTIVO | O hexa veio nas mãos da Rainha

A Seleção Brasileira não trouxe o hexa da Rússia. Mas a nossa Rainha Marta resolveu o problema

Ouça o áudio:

Marta, camisa 10 e capitã da Seleção Brasileira
Marta, camisa 10 e capitã da Seleção Brasileira - Lucas Figueiredo
A Seleção Brasileira não trouxe o hexa da Rússia. Mas a nossa Rainha Marta resolveu o problema

O nome dela ganhou o mundo na segunda-feira (24). Pela sexta vez. Se a Seleção Brasileira não conseguiu trazer o hexa da Rússia, a nossa Rainha Marta nos deu essa alegria ao conquistar o FIFA The Best como melhor jogadora de futebol do mundo. Não perca as contas. Marta conquistou o planeta em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Só para efeito de comparação, Cristiano Ronaldo e Messi foram eleitos os melhores do mundo cinco vezes cada um.

O feito de Marta pode não parecer nada de extraordinário pra você. Afinal, o torcedor está acostumado com o futebol masculino e suas grandes estrelas. Mas pense num esporte que é menosprezado há décadas por tudo e todos. Que ficou proibido de 1941 a 1979 por “defensores da moral e dos bons costumes”. E que até bem pouco tempo era ignorado pela imprensa esportiva. As únicas exceções aconteciam quando a Seleção Brasileira disputava a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos.

O feito de Marta é histórico não apenas pela quantidade de títulos, mas pelo conjunto da obra. Além dos seis títulos de melhor do mundo, a nossa Rainha ainda conquistou duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos (2004 e 2008), um vice-campeonato da Copa do Mundo (2007), uma Copa Libertadores da América Feminina (pelo Santos em 2009), uma Liga dos Campeões (pelo Umea IK na temporada 2003/04), duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e, três Copas América (2003, 2010 e 2018). E isso só pra ficar nas competições mais conhecidas.

Mas a conquista de Marta nos deixa um alerta. Não adianta celebrarmos e exaltarmos os feitos da nossa Rainha se não atendermos a um dos seus pedidos mais sinceros: ajudar o futebol feminino. É preciso lembrar que não é todo dia que uma Marta nasce e que só o talento sem a estrutura para trabalhar não adianta de nada. Cobremos dos nossos clubes, cobremos da CBF e cobremos de nós mesmos também.

Marta trouxe o hexa pra gente. Mas é preciso prestigiar a modalidade e dar força para as meninas que querem jogar. Só assim a nossa Rainha terá seu pedido atendido.

Vasco precisa vencer para poder respirar

Se quiser mesmo sair da confusão, o Vasco precisa vencer o Santos nesta quinta-feira (27). O técnico Alberto Valentim ainda não se encontrou no comando da equipe, mas as duas últimas partidas dão um alento e tanto para o futuro.

Botafogo começa a se reencontrar na temporada

Difícil dizer que o Botafogo já não corre mais risco de rebaixamento. Ainda é cedo demais pra se afirmar isso. Ainda mais com o Brasileirão entrando na reta final. Certo é que Zé Ricardo já encontrou a formação ideal do time. E isso é um alívio e tanto.

Fluminense pode ir mais longe do que pensa

A atuação diante da Chapecoense deixou claro que o Fluminense pode ir mais longe do que espera nessa temporada. A boa campanha na Copa Sul-Americana é a prova disso. Há como sonhar com um título de expressão ainda em 2018.

E o Flamengo decepcionou de novo…

Nem quero falar da derrota do Flamengo para o Corinthians e a eliminação na Copa do Brasil. O resultado está aí e fala por si só. Quero saber apenas qual vai ser a desculpa do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Será que foram os “anti-flamenguistas” os responsáveis por mais uma decepção? Ou será que é tudo fruto da sua péssima administração do futebol do Fla? Sigo aguardando seus argumentos.

Grande abraço e até a próxima!

Edição: Jaqueline Deister