MÚSICA

Cátia de França faz show em Olinda

O espetáculo “Cátia Cantoria e Poesia” vai contar com a participação de poetas e cantores da cidade

Brasil de Fato (PE)

,
O show de Cátia contará com a participação do grupo Em Canto e Poesia e do cantor Neudo Oliveira / Felipe Diniz

No próximo dia 03 de outubro, os apreciadores da boa música e da poesia popular terão um encontro especial com a cantora, compositora e multi-instrumentista, Cátia de França. Aos 71 anos, Cátia faz um show especial ao lado do músico, compositor e poeta, Neudo Oliveira e do grupo Em Canto e Poesia. O show intitulado “Cátia em Canto e Poesia” acontece a partir das 18h, no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Rua 27 de Janeiro, nº 181, bairro do Carmo, Olinda. A discotecagem fica por conta do Som na Rural com Gilson Martins, que promete colocar todo mundo pra dançar ao som de muita música brasileira.

Cátia de França, mulher negra, é uma cronista do cotidiano, ícone da música brasileira desde a década de 1970. Em 50 anos de carreira, ela já dividiu os palcos com Dominguinhos, Zé Ramalho, Sivuca, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Chico César e Elba Ramalho. Acompanhada de seu violão e voz imponente, Cátia, promete levar ao público, músicas inspiradas na literatura brasileira, tendo como referência as obras de João Cabral de Mello Neto, Manoel de Barros, José Lins do Rego e Guimarães Rosa. Na ocasião, ela também canta sucessos do novo álbum: “Hóspede da Natureza”, que faz referências a bíblia hippie “Walden – A vida nos Bosques”, de Henry David Thoreau.

O show que reúne poetas e cantores da cidade berço da cultura pernambucana terá como convidados, o grupo Encanto e Poesia e Neudo Oliveira. O cantador pernambucano Neudo Oliveira traz ao palco toda a poesia sertaneja, os ritmos nordestinos e da trova latinoamericana. Entre as canções que serão apresentadas pelo artista, destacam-se o disco "Desafio" e a parceria com o trovador e compositor, Pedro Munhoz, no projeto “Pampa e Sertão em Cantoria”, que já foi visto em mais de 50 localidades, incluindo Brasil e Uruguai.

Os irmãos Antonio Marinho, Greg Marinho e Miguel, integrantes do Encanto e Poesia, farão uma mesclagem de ritmos ao lado de Cátia de França. Os jovens, bisnetos de Antônio Marinho, poeta do século XIX, e netos de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, figura mítica que marcou história na região, vão contagiar o quintal do CCLF com muita música e rimas, emanadas através dos versos e melodias.

Os ingressos para o show custam R$ 25,00, pagam meia-entrada estudantes, pessoas com deficiência, menores de 12 anos, professoras/es e maiores de 65. Os interessados podem comprar os ingressos no Centro de Cultura Luiz Freire. No site às vendas também estão abertas (https://bit.ly/2PRteiN )

Edição: Monyse Ravenna