Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 06

🙅🏾‍♀ ELE NÃO - O país nunca havia visto algo assim : mais de 1,3 milhões de pessoas – na maioria, mulheres – saíram às ruas do Brasil para repudiar um candidato de perfil fascista, racista, misógino, homofóbico e xenófobo. Também no exterior, 66 cidades tiveram protestos contra Jair Bolsonaro e tudo o que ele representa. Em Porto Alegre, foram 40 mil pessoas no parque da Redenção. Também Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo, Bagé e outros cidades gaúchas sediaram manifestações. Mobilizadas, as mulheres não pretendem parar por aí.

🗳 ELEIÇÕES - Quem é quem na disputa da Presidência. É o que contamos no Caderno de Eleições. Revelamos a posição de cada candidato na hora, por exemplo, das reformas trabalhista e da previdência, e do golpe de 2016. Damos os nomes daqueles deputados federais gaúchos que ajudaram a salvar Temer na primeira e na segunda denúncia. Sem esquecer daquele grupo que apoiou a entrega do Pré-Sal. E ainda lembramos aqueles que cassaram o seu voto e agora estão pedindo... o seu voto.

👥 ELEIÇÕES RS - No Rio Grande do Sul, mostramos quem são os deputados “trabalhistas” que votam contra os trabalhadores. E também os “socialistas” que agem do mesmo modo. É a mesma turma que também votou pela extinção de nove fundações estaduais, aliando-se à agenda neoliberal do governo Sartori.

🏚 MORADIA - Com 300 mil famílias sem casa no Estado, as ocupações se tornaram um dos meios de garantir um teto e um abrigo. Percorremos várias ocupações de Porto Alegre e arredores para mostrar os problemas de quem vive entre o sonho da casa própria e o pesadelo da desocupação.

😱 ESCÂNDALO - A suspeita de fraude nos testes de detecção do câncer de colo de útero vai provocar a revisão de 44 mil exames e laudos. Realizados em Pelotas durante a gestão atual e a anterior, ambas do PSDB, provocaram o maior escândalo da cidade dos últimos anos. Apenas 5% dos procedimentos teriam sido realizados. Os demais resultados estariam sendo obtidos “por amostragem”, expondo as pacientes à doença. Mulheres com tumores malignos ou com alteração celular eram diagnosticadas como gozando de boa saúde. A crise é uma sombra sobre a candidatura do ex-prefeito tucano Eduardo Leite ao governo do Estado.

☠ PEC DA MORTE - Saúde, educação e segurança sofrem o impacto brutal da Emenda 95 (lei de teto dos gastos), mais conhecida pelo apelido de PEC da Morte, aprovada no final de 2016. Não é para menos.Com o congelamento das despesas durante 20 anos, quem pagará a conta do corte das políticas públicas é a população mais carente.

👨🏽‍🌾 TERRA - O governo Temer desmontou o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos assentamentos de reforma agrária. Uma evidência disso vem de números impressionantes. Se, em 2013, o governo Dilma destinou R$ 356 milhões à Ater, em 2018, Temer derrubou a cifra para pouco mais de R$ 19 milhões.

✏ CARTUM - Marcando seus 50 anos de militância gráfica, Edgar Vasques está lançando  Crocodilagem, seu mais novo livro. Crocodilagem, segundo o cartunista, é "sacanagem, hipocrisia, cinismo e fingimento. Tudo o que temos sofrido nesses tempos de tremendo retrocesso”. 

💪🏽 LGBTS - Se a Europa tem a Champions League, o Rio Grande do Sul tem a “Champions Ligay”. Acontece que, gostando de esporte mas sofrendo discriminação, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais fundaram seus próprios clubes de futebol – mas também de vôlei, handebol e jiu-jitsu. Maragatos, Real Flamingos, Quero Quero, Magia e  PampaCats disputam os torneios.