Podcast

Qual a diferença entre os votos brancos e nulos?

Ricardo Gebrim, advogado e militante da Consulta Popular, responde a pergunta

Ouça o áudio:

O primeiro turno das Eleições 2018 ocorre no dia 7 de outubro
O primeiro turno das Eleições 2018 ocorre no dia 7 de outubro - Marri Nogueira/ Agência Senado
Ricardo Gebrim, advogado e militante da Consulta Popular, responde a pergunta

As Eleições 2018 estão próximas. O primeiro turno acontecerá no dia 7 de outubro. Estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual. A nossa ouvinte Rosângela, que é estudante de enfermagem, quer saber qual a diferença entre os votos brancos e nulos. 

Continua após publicidade

"Meu nome é Rosângela, eu sou estudante de enfermagem, gostaria de saber qual a diferença entre os votos brancos e nulos."

Ricardo Gebrim, advogado e membro da Consulta Popular, responde a questão do quadro: 

"Oi Rosângela, muito bom poder te ajudar nessa questão, meu nome é Ricardo Gebrim, sou advogado e militante da Consulta Popular. A sua pergunta é qual a diferença entre o voto nulo e branco. Na prática essa diferença existe apenas na forma que eles são registrados para fins estatísticos, ou seja, o efeito de votar nulo ou votar branco é o mesmo. Existe muitas coisas nas redes sociais dizendo que se tiver um número de mais de 50% dos votos em branco a eleição é anulada, ou mais de 50% dos votos nulos, isso não é verdade. Antigamente os votos em branco serviam para calcular o coeficiente eleitoral, hoje nem mais isso. É apenas o efeito prático que você não está se posicionando sobre nenhum candidato, tanto faz se você votou nulo, tanto faz se você votou em branco, a diferença é que isso vai ser constado na estatística final do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) com uma forma diferente."

 

Edição: Camila Salmazio