Reta final

Haddad 43% x 41% Bolsonaro no segundo turno, aponta Ibope

Militar da reserva segue na liderança do primeiro turno com 32%; Haddad pontua 23%

Read in English | Lea en español | Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,
Haddad concede coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (3) / Foto: Ricardo Stuckert

O Ibope divulgou, na noite desta quarta-feira (3), um novo levantamento eleitoral realizado com 3.010 eleitores em 209 municípios, por encomenda do jornal O Estado de S.Paulo e da TV Globo. Até o primeiro turno das eleições gerais, no próximo domingo (7), o instituto divulgará pesquisas de intenção de voto para presidente diariamente.

A sondagem aponta que o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem hoje 32% das intenções de voto entre os entrevistados. Fernando Haddad (PT) é o segundo lugar com 23% e, se a eleição fosse hoje, disputaria o segundo turno contra o militar da reserva. Ciro Gomes (PDT, 10%), Geraldo Alckmin (PSDB, 7%) e Marina Silva (Rede, 4%) completam a lista de cinco primeiros colocados na pesquisa. 

O Ibope aponta ainda um empate técnico na disputa de segundo turno entre os dois candidatos melhor colocados na pesquisa: Haddad tem hoje 43% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro.

Os dois primeiros colocados na disputa também sofrem a maior rejeição por parte do eleitorado: 42% dos entrevistados afirmaram ao Ibope que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 37%, em Haddad. 

A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Edição: Diego Sartorato