ELEIÇÕES

Artigo | Por uma Política de Transição Ecológica para o Estado da Bahia

É preciso lutar por políticas públicas que promovam a vida, a justiça, a igualdade, a democracia e a sustentabilidade

Brasil de Fato Bahia | Salvador (BA) |
Jacó defende que, no cenário atual, "o caminho é lutar e construir o poder popular"
Jacó defende que, no cenário atual, "o caminho é lutar e construir o poder popular" - Arquivo pessoal

Em tempos de golpe e do arbítrio, nós gritamos Lula Livre!
Vivemos um momento histórico e decisivo para o povo brasileiro, com reflexos importantes na política na América Latina. A Bahia será palco decisivo desta épica batalha eleitoral de 2018. O futuro da Bahia também depende deste resultado.

Continua após publicidade

Para aprofundar o projeto democrático e popular e construir uma agenda estratégica para o desenvolvimento da Bahia com sustentabilidade, é preciso construir o uma Política de Transição Ecológica para o estado, a partir do contexto e potencialidades dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Precisamos fortalecer a política ambiental e reformar a política de recursos hídricos, rever os critérios de liberação de outorga e democratizar o uso da água. É urgente restaurar os biomas, zerar o desmatamento, proteger e recuperar as matas e nascentes, e revitalizar os nossos rios e bacias hidrográficas. Água é vida, um bem comum e é direito de todos.

É fundamental ver o campo como espaço de vida, fortalecer a agricultura familiar camponesa e a produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos e transgênicos. Para isso é primordial a luta pela reforma agrária popular e pela implementação da Política Estadual de Agroecologia, do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido e de um Programa Estadual de Fomento a Energias Renováveis de Interesse Social.

Continua após publicidade

Precisamos promover cidades sustentáveis, o direito à moradia e debater sobre um novo marco regulatório sobre o desenvolvimento urbano. A cidade precisa ser democrática, inclusiva, segura e que garanta qualidade de vida a seus habitantes.

O caminho é lutar e construir o poder popular para que o povo brasileiro volte a ser feliz. Lutar por políticas públicas que promovam a vida, a justiça, a igualdade, a democracia e a sustentabilidade, combatendo as desigualdades e todas as formas de discriminação e intolerância. Estamos juntos nessa caminhada.

* Jacó é primeiro suplente Deputado Estadual pelo PT – BA.

Edição: Jamile Araújo