Eleições 2018

O que levar no dia das eleições?

Além do titulo de eleitor, cidadão pode votar utilizando o RG, a carteira de motorista e o passaporte

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Eleições acontecem neste domingo (07), das 08h às 17h
Eleições acontecem neste domingo (07), das 08h às 17h - Marcelo Camargo | Agência Brasil

As eleições estão chegando e é comum ficar em dúvida em relação a questões mais práticas, como por exemplo, o que levar no dia da votação?

Este ano, os brasileiros escolhem os seus candidatos à presidente, governador, senadores e deputados nos dias 7 de outubro e, em caso de empate para o cargo de presidente ou governador, a decisão fica para o dia 28 do mesmo mês.

Mas para exercer esse direito, você precisa estar inscrito na Justiça Eleitoral. E o documento que comprava essa inscrição é o título de eleitor. Nele tem informações como o seu nome, a data de nascimento, número da inscrição e a zona, a seção e o município onde você vota.

Por isso, o título é tão importante no dia da votação. Mas além dele, você também precisa levar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade, o chamado RG, um passaporte válido, a carteira de habilitação ou a de trabalho.

Mas e se no dia da eleição você perder ou esquecer o seu título de eleitor, o que fazer?

É possível escolher os seus candidatos apresentando apenas um documento oficial com foto. Mas vale lembrar, como a votação não pode acontecer em um lugar diferente do que está indicado no título, é importante que saiba qual o local e a seção eleitoral que você vota.

Edição: Guilherme Henrique