FUTEBOL

Coluna Timbu | Em Outubro, o Náutico é rosa

Além de lembrar a torcida sobre a campanha, camisa pode ajudar a desconstruir visões preconceituosas comuns no futebol

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
De forma acertada, o Náutico iniciou uma campanha nesse mês em que foi concebida uma camisa do clube na cor rosa / Topper/divulgação

Outubro é rosa. A partir da década de 1990 nasceu um movimento global chamado “Outubro Rosa”, em que se procurava a conscientização das mulheres a respeito do câncer de mama – e hoje, também, do câncer de colo do útero – e da necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento é excelente, principalmente quando se percebe a possibilidade de vidas poderem ser salvas.

De forma acertada, o Náutico, em parceria com a Topper, iniciou uma campanha nesse mês em que foi concebida uma camisa do clube na cor rosa. Além de lembrar toda a torcida sobre a campanha mundial, a medida pode servir também para a desconstrução de visões preconceituosas, tão comuns no meio de futebol, sobre orientações sexuais. É chegada a hora do futebol também apreender a ser um espaço de respeito e tolerância.

Edição: Vinícius Sobreira