eleições 2018

Disputa entre Haddad e Bolsonaro no 2º turno é destaque dos programas de rádio

Edições vão ao ar em emissoras de MG, PR, PE, SP e Sorocaba aos sábados e domingos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Confira o que vai ao ar nas edições deste final de semana
Confira o que vai ao ar nas edições deste final de semana - Gabi Lucena | BdF

Os programas do Brasil de Fato no rádio destacam nesse final de semana a corrida pelo 2º turno das eleições, com disputa entre os candidatos Fernando Haddad, do PT e Jair Bolsonaro, do PSL. As edições também repercutem a denúncia de Caixa 2 envolvendo a campanha de Bolsonaro, conforme mostrou a Folha de São Paulo. De acordo com o jornal, empresas financiaram contratos de mais de R$ 12 milhões para disparos de mensagens contra o PT no Whatsapp.

Em São Paulo o ouvinte também confere entrevista com a psicanalista e socióloga Ana Gebrim sobre o comportamento agressivo e violento por parte dos eleitores e que já levaram a dois assassinatos nos últimos dias, motivados por discussões políticas. Ela explica a ascensão do ódio diante da tensão do período eleitoral e faz suas análises sobre o que pode acontecer no período pós-eleitoral, onde parte da população se verá contrariada com o resultado das urnas.

A reportagem também traz uma comparação entre as principais propostas de Márcio França, do PSB e João Doria Júnior, do PSDB, que concorrem ao cargo de governador do Estado. Além disso, vamos conhecer iniciativas do meio cultural que são capazes de transformar pessoas e o ambiente onde são instaladas ou reproduzidas. Uma delas acontece em pleno coração da Cracolândia, como é conhecido o espaço onde se concentram usuários de drogas no centro de São Paulo.

O programa do Paraná vai falar sobre as fake news, as chamadas notícias falsas, que tem interferido de forma direta na corrida eleitoral desse ano. Além disso, a edição aborda os atos #EleNão que serão realizados na capital curitibana neste sábado contra a candidatura de Bolsonaro. O programa também traz a voz de jovens sem-terra que participaram de uma formação sobre comunicação popular nesta semana, em Curitiba, e aproveitaram para falar dessa experiência na prática, em frente aos microfones.

Já em Pernambuco tem o segundo capítulo da radionovela ComunicaSUS, feito pela Cebes, que retrata os desafios do Sistema Único de Saúde através da personagem Susete, uma agente de saúde. No capítulo dessa semana, ela se depara com a dificuldade de fazer com que um usuário diagnosticado com tuberculose dê continuidade ao tratamento devido ao desemprego que atinge ele e a família dele e precariza as condições de vida. Os pernambucanos também conferem a agenda cultural do final de semana regada de muito frevo e poesia.

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio Imprensa (102.5 FM), aos sábados às 10h. Em Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), você nos ouve no sábado às 12h30, com reprise no domingo no mesmo horário. 

Em Recife (PE), os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM), aos sábados, às 7h.

No Paraná, em Ponta Grossa, você ouve o programa aos sábados na Rádio Princesa (87.9 FM), às 11h.  

Ouça os destaques de São Paulo e Sorocaba: 

Ouça os destaques do Paraná: 



Ouça os destaques de Pernambuco:

Edição: Camila Salmazio