Coluna

Sanduíche, Bauru, Maionese: a origem destas e outras palavras

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Chamada de 'Mahon' pelos franceses, a ilha Minorca, na Espanha, dá origem à palavra maionese.
Chamada de 'Mahon' pelos franceses, a ilha Minorca, na Espanha, dá origem à palavra maionese. - Pixabay
Para terminar, vocês sabem por que o diabo é chamado de capeta?

Hoje eu vou lembrar de algumas palavras que usamos no cotidiano e nem pensamos em como elas surgiram. 

Um nobre inglês que viveu de 1718 a 1792 não era um sujeito de quem se podia dizer que tinha boa conduta. Era acusado inclusive de corrupção. E era chegado num jogo de baralho. 

Uma vez, depois de 24 horas numa mesa de jogo, ele estava com fome mas não queria interromper a jogatina. Pediu ao seu cozinheiro que pusesse um pedaço de carne entre duas torradas ou dois pedaços de pão. Assim surgiu esse tipo de alimento. Sandwich era um condado inglês, e esse sujeito era o Conde de Sandwich. E assim essa invenção ganhou o nome dele, sanduíche.

Falando em sanduíche, lembro de uma palavra brasileira, nome de cidade, que muita gente identifica como sendo apenas o nome de um sanduíche. É Bauru. 
Em tupi, a palavra que dá o nome a essa cidade vem de ybá, que significa fruto, e uru, que é cesto. Então, Bauru é cesto de frutas.

Mas nos anos 1930, um estudante de Direito em São Paulo tinha como apelido o nome da cidade em que nasceu, Bauru. Ele frequentava um bar chamado Ponto Chic, onde sempre comia um sanduíche criado por ele, e começou a ser imitado por outros estudantes, que pediam um sanduíche “igual ao do Bauru”. 

Assim nasceu o sanduíche chamado bauru, que não tem nada a ver com o atual. O original era feito de pão francês com rosbife, queijo derretido na água, picles de pepino, rodelas de tomate e orégano. 

Lembro de mais um alimento. Entre 1756 e 1763, a França ocupou uma ilha chamada Minorca, que hoje pertence à Espanha. A capital dessa ilha chama-se Mahon. Os soldados franceses conheceram lá um condimento feito à base de gema de ovo, azeite de oliva, vinagre e sal. Gostaram e levaram para a França, onde deram a ele o nome mayonnaise, que em francês é adjetivo para as pessoas e as coisas da ilha de mahon. 

Deixando de lado os alimentos, lembro o nome de um instrumento musical, o sax, ou saxofone, criado em 1846. O inventor desse instrumento foi o belga Adolphe Sax, que tocava clarineta e fabricava aparelhos musicais. 

Para terminar, vocês sabem por que o diabo é chamado de capeta? É que antigamente, nas gravuras, o diabo era representado sempre vestido com uma pequena capa. 

Bom... Hoje em dia tem até presidente da República fazendo coisas do capeta, não é? 

Edição: Daniela Stefano