Rio de Janeiro

CINEMA

Filme "Conservadorismo em Foco" é lançado nas plataformas digitais

Documentário pode ser acessado no Facebook, YouTube ou no LibreFlix

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
 Alguns dos intelectuais entrevistados são Virgínia Fontes (foto), Tatiana Poggi e Nildo Ouriques
Alguns dos intelectuais entrevistados são Virgínia Fontes (foto), Tatiana Poggi e Nildo Ouriques - Divulgação

O filme "Conservadorismo em foco" une ficção e documentário para tratar desse tema tão importante e atual, especialmente em tempo de tantos discursos de ódio e atos de violência no Brasil. Os diretores são Artur Moura e Felipe Xavier, da Agência 202 Filmes. O filme foi lançado nas plataforma digitais na última segunda-feira (15) e agora pode ser acessado na página do Facebook , no canal do YouTube e na LibreFlix.

O documentário trata da ideologia conservadora e suas formas de dominação. A narrativa expõe o processo histórico de formação do conservadorismo na Europa e nos Estados Unidos, a partir da década de 1930, e acompanha seus desdobramentos até os dias atuais no Brasil.

Para os cineastas, “é necessário combater o conservadorismo e conscientizar as pessoas sobre os motivos de se fazer isso. A liberdade é uma questão de sobrevivência”, eles destacam. Alguns dos intelectuais entrevistados são Virgínia Fontes, Tatiana Poggi e Nildo Ouriques.

O filme “Conservadorismo em Foco” é o primeiro episódio de uma série que pretende discutir, a partir do audiovisual, outros grande temas como "Marxismo" e "Moradia". 

Edição: Mariana Pitasse