Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Carro com corpo é encontrado em frente à UFRJ no centro do Rio de Janeiro

Presença da vítima foi percebida enquanto acontecia a "Aula Pública: FND contra fascismo"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo as informações da Divisão de Homicídios (DH), o veículo teria sido abandonado no local com o corpo deixado no banco do carona
Segundo as informações da Divisão de Homicídios (DH), o veículo teria sido abandonado no local com o corpo deixado no banco do carona - Divulgação

Um carro com um homem morto foi abandonado na manhã desta sexta-feira (26) em frente à Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro. Segundo as informações da Divisão de Homicídios (DH), o veículo teria sido abandonado no local com o corpo deixado no banco do carona. Ainda segundo a polícia, a vítima foi identificada como Maurício Venâncio, de 57 anos.

No local, policiais informaram que Maurício aparenta ter morrido há pouco tempo. Uma das possibilidades levantadas pelos agentes é que ele estivesse sendo levado para o Hospital Souza Aguiar, que fica perto do local.  

Procurada pelo Brasil de Fato, a assessoria de imprensa da Polícia Militar disse em nota que oficiais foram acionados enquanto faziam patrulhamento no centro da cidade. 

“Policiais militares do 5º BPM (Harmonia) quando em patrulhamento foram acionados pela guarnição do Centro Presente informando que um corpo estaria dentro de um carro, marca Renault, próximo à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  O Corpo de Bombeiros constatou óbito e a PM está preservando o local para que Delegacia de Homicídios investigue o caso”, explica a nota.

Aula pública

A presença do carro foi percebida por estudantes e professores enquanto acontecia a "Aula Pública: FND contra fascismo", organizada pelo Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) em frente ao prédio da Faculdade Nacional de Direito. O tema da aula e as movimentações em torno do corpo causaram uma grande comoção entre os que estavam presentes e também nas redes sociais quando as informações começaram a circular.

Diretores do CACO afirmaram por meio de nota em sua página do Facebook que a vítima não é ligada à unidade. O DCE também informou que o evento, que acontecia em frente à instituição, foi movido para dentro do prédio de forma segura. O DCE demonstrou ainda enorme preocupação com o fato e se posicionou contrário a todo tipo de violência. Veja a seguir a nota completa:

COMUNICADO

Durante a aula pública na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, estudantes e professores estavam reunidos quando perceberam a movimentação da Polícia Militar em torno de um carro parado em frente a faculdade. Fomos informados de que se tratava de um corpo baleado dentro do carro e imediatamente movemos a aula para dentro da Faculdade em segurança.

Demonstramos enorme preocupação e nos posicionamos contrários a todo tipo de violência. Não sabemos do que se trata e aguardamos a investigação.

Edição: Mariana Pitasse