Minas Gerais

Coluna

Notícias falsas, fascismo real

Imagem de perfil do Colunistaesd
"O repúdio ao autoritarismo por parte da imprensa veio de jornais de fora do país, inclusive de veículos liberais e mesmo conservadores"
"O repúdio ao autoritarismo por parte da imprensa veio de jornais de fora do país, inclusive de veículos liberais e mesmo conservadores" - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Mídia insiste em se furtar a defender a democracia num momento de grande risco

A mídia brasileira não pode ser acusada de ingênua. Menos ainda alegar que se surpreendeu com o estágio alcançado de protofascismo que ronda a sociedade brasileira. Ele cumpriu historicamente esse papel. E, mesmo hoje, ameaçada como vem sendo de retaliações, ainda insiste em relevar ameaças e se furtar a defender a democracia num momento de grande risco social.

O repúdio ao autoritarismo por parte da imprensa veio de jornais de fora do país, inclusive de veículos liberais e mesmo conservadores, que se manifestaram em editoriais transparentes, sem medo das palavras que tanto assustam nossos jornalões: extrema-direita, fascismo, "triste escolha" (como registrou o título do editorial do New York Times). No caso brasileiro, acompanhamos editoriais igualmente fortes, mas de defesa do arbítrio e de miopia deliberada sobre a diferença entre as candidaturas.

Não é um acaso que a utilização das redes sociais encontre um público incapaz de crítica e análise das informações que recebe em seus aparelhos. O brasileiro foi treinado para aceitar fake news durante décadas.

O baixo nível de pluralidade gerou uma onda de pensamento único (se é que se pode chamar de “pensamento”) permeável a simplificações. Os programas jornalísticos vespertinos bateram repetidamente nas teclas da violência e do preconceito, cevando o ódio e incentivando o descrédito aos direitos humanos. Os programas de entretenimento da mesma mídia que comanda o noticiário deturparam o senso de respeito e privacidade, fomentando comportamentos de exibição, inveja e discriminação.

A mídia evangélica ocupou espaço próprio e alugou tempo entre concessionários para pregar sua teocracia reacionária. Mulheres são vendidas como objeto, LGBTIs são tratados com desdém e preconceito, negros e povos indígenas são invisibilizados e apresentados como excedentes da civilização. A pedagogia de exclusão e do achincalhe habita o coração das fake news. Nessa economia simbólica, a tecnologia que tinha tudo para libertar a palavra, vitamina o lixo dos preconceitos.

A legislação brasileira que rege os meios de comunicação permitiu a concentração absurda de propriedade de empresas, como em nenhum país do planeta. Não incentivou a diversidade de linguagens e visões de mundo. Aparelhou o coronelismo eletrônico. As iniciativas populares nunca foram objeto de valorização, nem dos governos, nem da sociedade e até mesmo das organizações progressistas, que só recentemente atentaram para o papel civilizador da comunicação popular.

A universidade, com raras exceções, apenas tardiamente se dirigiu para os estudos sobre as fake news. A criação de institutos, plataformas, grupos de estudos e de monitoramento são recentes e ainda pouco expressivos frente ao aparato de defesa corporativa das próprias empresas. O sistema político ainda não atentou para a necessidade de fomento da comunicação pública. 

A regulação do setor, que espera quase 30 anos para sair do papel, já encontra outros desafios, como a relação soberana com os monopólios das redes sociais com seu inegável papel na determinação dos rumos do país.

O neofascismo contemporâneo tem muitos traços da história pregressa das experiências de barbárie: o autoritarismo, o uso da violência, a discriminação de todas as ordens, a divisão da sociedade, o conservadorismo reacionário, o anti-intelectualismo e o extermínio do outro. Quando o horror passa a contar com a mídia, que deveria ser um instrumento de diálogo, há uma ameaça a mais no horizonte.

Essa notícia não vai sair nos jornais. Eles já não servirão para nada.

Edição: Joana Tavares