Rio de Janeiro

ELEIÇÕES

Exército fez “exibição de poder” em Niterói (RJ) após eleição, avalia pesquisador

Um comboio de militares desfilou em meio à comemoração de apoiadores de Bolsonaro no bairro de Icaraí

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A Constituição Federal de 1988 determina que as Forças Armadas são instituições sob a autoridade  do Presidente da República
A Constituição Federal de 1988 determina que as Forças Armadas são instituições sob a autoridade do Presidente da República - Foto: Carl de Souza/ AFP

No último domingo (28), logo após o resultado das eleições que alçou Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, apoiadores do político de extrema-direita foram às ruas do país comemorar a vitória do seu candidato. Na cidade de Niterói não foi diferente. Contudo, um episódio no município chamou a atenção, principalmente, pelo simbolismo. 

Enquanto bolsonaristas comemoravam na rua Miguel de Frias, no bairro de Icaraí, a vitória do candidato do PSL, um comboio de militares do Exército Brasileiro passou em baixa velocidade no meio da população. Sob aplausos, e gritos de “o capitão chegou”, os militares fizeram gestos de vitória com os punhos cerrados, bateram no símbolo da bandeira brasileira presente em seus uniformes e aplaudiram os manifestantes que ocupavam a rua. 

Para o cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcio Malta, o episódio representou uma demonstração de poder dos militares e, do ponto de vista histórico, as imagens remetem ao regime militar de 1964 no momento do golpe.  

“O que chamou a atenção é que não parecia qualquer operação ou ação mais específica, mas sim, meramente uma exibição de poder, no sentido de ser um recado, de que caso a eleição transcorresse de outra forma e não com o resultado que tivemos, poderia ocorrer uma ameaça ou reação. As imagens remetem ao regime militar de 1964 e causa espanto os soldados em exercício fazendo saudação, batendo continência e acenando”, afirmou Malta.

Democracia 

A Constituição Federal de 1988 determina que as Forças Armadas, ou seja, Marinha, Exército e Aeronáutica, são instituições sob a autoridade suprema do Presidente da República e destinam-se à defesa do país, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. Para Malta, o cenário que se configura para 2019 com militares assumindo ministérios e o comando de grandes empresas é perigoso para a democracia. 

“Os teóricos políticos mais clássicos como Maquiavel, designam bem as preocupações de se ter militares em postos chaves. Não seria saudável para a democracia, até porque um preceito básico da democracia poderia estar sendo violado, que seria o direito à oposição”, ressaltou o cientista político.

O Brasil de Fato contatou a assessoria de imprensa do Comando Militar do Leste sobre o episódio ocorrido no bairro de Icaraí. Por meio de nota, o Comando informou que as cenas são do retorno de um comboio que fazia a segurança da votação e da apuração para o quartel. Segundo a assessoria, os militares foram corteses e retribuíram a saudação dos civis. O órgão ressaltou que não houve irregularidade na ação da tropa. 
 

Edição: Mariana Pitasse