Minas Gerais

Coluna

Um bando de covardes

Imagem de perfil do Colunistaesd
Ao contrário da imprensa nacional, veículos internacionais trataram Bolsonaro como ameaça
Ao contrário da imprensa nacional, veículos internacionais trataram Bolsonaro como ameaça - Foto: Jornal The Economist, do Reino Unido
Para mídia comercial brasileira, a única saída da esquerda é se tornar direita

Não há nada mais vergonhoso que o comportamento da imprensa brasileira dita “profissional” depois da vitória do candidato da extrema-direita nas eleições presidenciais. Lamentado em todas as línguas e latitudes, considerado a consagração do mais radical retrocesso democrático do Ocidente (e olha que não são poucos...), o resultado das urnas foi tratado pela mídia comercial com a mesma naturalização com que cobriram a campanha. Até nomear a filiação ideológica explícita parecia ferir os manuais de redação.

A imprensa empresarial cumpriu o roteiro. O fascismo foi descartado por razões teóricas chinfrins, o autoritarismo interpretado como uma excentricidade personalista e os apelos antidemocráticos tomados apenas como excessos compreensíveis da disputa. A pior cobertura jornalística de todos os tempos confirmou o papel de protagonista da imprensa hegemônica.  Sua trajetória antipopular foi da aliança com setores conservadores do empresariado e do judiciário, ajudou a compor a atmosfera de criminalização dos movimentos populares, subsidiou o impeachment e celebrou a prisão de Lula e o impedimento de sua candidatura.

Na hora de colher seus ganhos, no entanto, esbarrou com o monstro que ajudou a cevar, embora não tenha sido sua opção de origem. Ruim em noticiar o presente, se mostrou incapaz em acertar no futuro. Com a eleição de Bolsonaro, procura agora redistribuir seus peões no tabuleiro dos interesses. Ao mesmo tempo em que mostra uma falsa indignação com relação aos ataques à liberdade de imprensa, se torna submissa à pauta do novo governo, dois meses antes de sua posse. Desta forma, com covardia vergonhosa, leva adiante a onda de desinformação. É só acompanhar as notícias.

A fusão das pastas da Agricultura e Meio Ambiente é tratada pelo foco da redução de ministérios, contenção de gastos e racionalidade administrativa. Poucas palavras, quase sempre como lamentação de derrotados, sobre o ataque ao desenvolvimento sustentável, derrubada de matas para expansão do agronegócio e fim da demarcação de terras indígenas. Sem falar na consequência em relação ao cumprimento de protocolos internacionais sobre o clima.

O avanço sobre as universidades, em ações violentas e coordenadas, é reduzido à ação de uma parlamentar obtusa, não do programa explícito de esvaziamento da crítica no campo da educação, engrossamento da onda de patrulhamento ideológico e ações violentas com seguidos recados racistas e homofóbicos. Até mesmo o TSE entrou de sola na campanha da escola sem partido, cassando a liberdade de cátedra e fazendo bico como fiscal de posturas, arrancando faixas às vésperas da eleição.

O apetite do setor militar para abiscoitar metade das vagas da equipe de transição é tomado como uma pura regra matemática, não como a recomposição do autoritarismo da tropa mais reacionária das forças armadas. A quantidade de militares, entre anunciados e ventilados, para os mais diferentes ministérios, faria inveja à ditadura militar. Nenhuma comparação, zero de esforço de compreensão histórica, ausência total de reflexão sobre o papel constitucional das forças armadas.

E tem mais no clipping da vergonha. O anúncio de que a primeira medida do governo será a tentativa de armar a população soa apenas como promessa de campanha, e não como porta de entrada da barbárie. Somada a outra bandeira anunciada, que reduz o controle sobre ações das polícias, está dado todo o plano para a segurança pública. Para quem deve sua eleição em parte a esse tema, parece muito pouco. Algum veículo da mídia comercial debateu seriamente a questão, a partir do plano de governo do capitão reformado, antes ou depois do resultado das urnas?

A cerimônia de bênção proferida pelo pastor-senador derrotado Magno Malta, que antecedeu a indigente leitura do discurso da vitória, foi tratada com naturalidade que passou por cima do seu caráter ilegítimo. Fez-se da unção religiosa particular a justificação de um processo que deveria ser republicano. Deus não preservou a vida do candidato para que ele governasse o país. Até seu nome do meio, Messias, é um registro cartorial, não salvacionista. No limite, foi um desrespeito à liberdade de crença e ao caráter laico do Estado. Que fizesse sua prece em casa, como fez sua campanha. Se não expôs suas ideias, que guardasse seus rituais apelativos.

A “imprensa profissional”, no entanto, além de não fazer seu trabalho, parece estar preocupada em fazer o serviço dos outros.

Em primeiro lugar decidiu, tão logo os resultados foram divulgados, dar lição de civilidade ao candidato Fernando Haddad. Arrogou a si o papel de cerimonial. Cobrou que ele ligasse para o vencedor, que fizesse gestos de pacificação, que desejasse um bom governo, que reconhecesse a derrota de forma humilde. Queriam, de maneira inequívoca, que a derrota, nos termos em que se deu, se tornasse humilhação. Sabiamente, o candidato não cumpriu esse protocolo de vergonha. Depois de negar encontros cara a cara em debates aos quais fugiu “estrategicamente”, ameaçar o adversário com cadeia, dizer que não aceitaria outro resultado que não a vitória, Bolsonaro não merecia a cordialidade que nunca exerceu. A recusa das formalidades foi uma forma justificada de denúncia. O conteúdo é mais importante que a forma.

A segunda ação da mídia comercial além de suas obrigações foi mudar seu comportamento, que em alguns momentos tentou ser firme, sobretudo em sabatinas e entrevistas, para uma submissão vexaminosa. Como se o respeito ao outro fosse devido apenas em razão do lugar ocupado. Legítima afirmação do “sabe com quem está falando?”, as entrevistas pós-resultados foram marcadas por uma fraqueza de caráter e falta de independência que parecia pavimentar a relação de subserviência (inclusive financeira), que deve nortear a relação entre mídia e poder a partir de janeiro.

A terceira extrapolação da mídia em relação ao trabalho que não fez, tem sido sua incontida vontade de ensinar à esquerda como ela deve agir. Sugerem autocrítica, deduragem, humilhações diversas. Dão de barato o diagnóstico de sua derrocada final e deixam como alternativa apenas posturas de imolação e holocausto. Apostam na divisão, sugerem traições, cobram comportamentos que contradizem os próprios fundamentos da esquerda na economia, na política e nos costumes. Para a imprensa familiar, a única saída da esquerda é se tornar direita.

A imprensa pode ficar com suas convenções, submissões e ignorância política. A esquerda não precisa dessas lições fracas. A tarefa dada é enfrentar o novo estágio da luta de classes, com as armas da resistência, da coragem, da inteligência e da solidariedade. Sem soltar as mãos. A força popular brasileira já está em luta permanente em defesa da democracia, da liberdade e da justiça social. A imprensa burguesa nunca esteve deste lado. Mas também não precisava se mostrar tão covarde.

Edição: Joana Tavares