Paraná

Brasil de Fato PR - Edição 101

Na edição 101 você acompanha de perto as análises sobre o processo eleitoral da última semana, o que vem pela frente e as principais notícias do estado.

📍DESTAQUES📍

Editorial
A vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições presidenciais abre um período de incertezas na História brasileira. Com sabedoria, cabe à sociedade rearticular-se:  é hora de reafirmar nossos direitos.

Visão embaçada
Ao ganhar a eleição para presidente, Jair Bolsonaro trouxe grande grau de incerteza em diversas áreas por sempre ter sido um político de pouco destaque no Congresso Nacional, aparecendo apenas em pautas contra direitos humanos.

Racismo
“A gente tem que ter orgulho de quem a gente é”, diz idosa vítima de racismo no ônibus Boqueirão/Afonso Pena, na quarta-feira, 24. 

Opinião
Discurso de ódio, teorias da conspiração e “fake news” formam a base da tática de Bannon e também de Bolsonaro. Por Fernando Marcelino e Guilherme Daldin

Ameaça
Famílias da Ocupação Dona Cida, localizada da CIC, em Curitiba, estão mobilizadas contra despejo.

Patrimônio público
As medidas declaradas até agora pelo provável futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, vão na direção de substituição de impostos, diminuição dos gastos públicos, reforma da Previdência Social, privatização de estatais e abertura econômica.

Resistência
Diferentes etnias ocupam Secretaria Especial de Saúde Indígena em Curitiba.

Defender nossos direitos
Militantes dizem como se contrapor ao discurso de ódio e às práticas que podem vir do próximo governo contra movimentos sociais.

Bate-papo
A advogada Eneida Desire Salgado, em entrevista ao Brasil de Fato Paraná, fala sobre democracia e participação política. 

Cultura
Começa, nesta semana, a quinta edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba. 

Futebol
Palmeiras e Flamengo disputam Brasileirão e campeonato dos milhões.

Investigação 
O maior escândalo de abuso sexual do esporte brasileiro, segue sem solução.