Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 01/11/18

A proposta de ampliação da lei antiterrorismo e o Encontro de Quilombos em Niterói são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

As ações de movimentos sociais podem ser enquadradas como atos de terrorismo caso seja aprovada a modificação da lei
As ações de movimentos sociais podem ser enquadradas como atos de terrorismo caso seja aprovada a modificação da lei - Tomaz Silva/Agência Brasil

O programa da última quinta-feira (01) discute o Projeto de Lei que endurece a chamada lei antiterrorismo e fala também sobre o Encontro de Quilombos que abre o mês da consciência negra em Niterói.

Em entrevista, Fernanda Vieira, advogada do Centro de Assessoria Popular Mariana Criola analisa os riscos envolvidos na ampliação da lei antiterrorismo e explica como tal alteração pode significar a criminalização de uma série de movimentos populares historicamente reconhecidos no país.

José Renato Gomes da Costa, o Renatão do Quilombo, líder comunitário do Quilombo do Grotão e ativista em defesa do meio ambiente, das comunidades tradicionais e da cultura popular, fala sobre a programação do Encontro de Quilombos que acontece em Niterói e sobre a luta de resistência das comunidades quilombolas.

O programa ainda traz reportagens sobre a ascensão de grupos e personagens militares no cenário político fluminense e nacional. 

No quadro “Repórter SUS”, os planos de Jair Bolsonaro (PSL), recém-eleito presidente da República, para o campo da Saúde. E no quadro “Nossos Direitos”, dicas importantes para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

As dicas de cultura para o fim de semana você confere no quadro “Rio, Rua e Cultura”.

Edição: Filipe Cabral