Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 03/11/2018

Há três anos do crime da Samarco/Vale/BHP Billiton, em Mariana (MG), atingidos sofrem com a impunidade

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

- Nilmar Lage

Na segunda-feira (5), o maior crime socioambiental do mundo completa três anos. Em 2015, a barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana (MG), se rompeu e inundou cidades, casas e vidas, além de contaminar todo o Rio Doce e o litoral capixaba. Depois de todo esse tempo, o cenário do crime pouco mudou. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estima que mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pela lama. Para se ter uma ideia da impunidade e da injustiça que ronda esse caso, até hoje apenas uma casa foi reconstruída e entregue aos atingidos. Centenas de famílias ainda lutam para ter acesso à água potável, à renda e à moradia.

Apesar da vitória de Jair Bolsonaro (PSL), com cerca de 58 milhões de votos, outros 89 milhões de brasileiros não aderiram ao projeto do capitão reformado. Apesar do resultado desfavorável nas eleições, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo apontam ações de resistência em Minas Gerais. Em plenária unitária, na última terça (30), cerca de 80 entidades se reuniram em Belo Horizonte e demonstraram disposição para a luta. 

Neste final de semana, mais de 5 milhões de estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas começam às 13:30, de acordo com  o horário de Brasília. No domingo (4), estudantes fazem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. A prova é um processo seletivo e também uma porta de entrada para programas sociais de inserção nas universidades, como o FIES e o PROUNI, programas que foram criados durante os governos petistas e que agora correm risco de extinção.

Edição: Minas Gerais