Podcast

Aprenda a fazer sorvete de pitaya

Conhecida como fruta do dragão, ela é pouco calórica e auxilia no combate de doenças cardiovasculares

Ouça o áudio:

A fruta é rica em cálcio, fósforo, vitamina C e auxilia no emagrecimento
A fruta é rica em cálcio, fósforo, vitamina C e auxilia no emagrecimento - Pitaias - Vênus Filmes
Conhecida como fruta do dragão, ela é pouco calórica e auxilia no combate de doenças cardiovasculares

Originária da América Central e do México, a pitaya é uma fruta de sabor doce e textura semelhante a do kiwi. Sua casca de aspecto escamoso lhe confere o nome de fruta do dragão. Ela é rica em cálcio, fósforo, vitamina C e auxilia no emagrecimento, quando combinada a exercícios e dietas balanceadas.  É por isso que a fruta vem ganhando adeptos que a consomem das mais distintas maneiras: in natura, em sorvetes, sucos, geleias e até drinks. 

De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho a pitaya, que nasce de um cacto, possui ação termogênica, que acelera o metabolismo, auxilia na eliminação de gorduras e no controle do apetite. 

Além disso, ela explica que a fruta pode ter aspectos diferentes, dependendo da espécie: 

"Existem três variações dessa fruta: a pitaya vermelha que é rosa avermelhada por dentro e por fora; a pitaya amarela, com casca amarela e branca por dentro e a pitaya branca, que tem casca rosa e é branca por dentro", comenta. 

A nutricionista clínica especializada em comportamento alimentar, Bianca Costa, afirma que a casca da pitaya é rica em polifenóis, que são antioxidantes. Além disso, as sementes presentes na polpa possuem ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que auxilia na digestão e no combate à doenças cardiovasculares. 

Bianca comenta ainda que a fruta tem poucas calorias e muita água. A cada  100 gramas de fruta 85,4 gramas são de água. A nutricionista recomenda o sorvete de pitaya para quem quer emagrecer e se refrescar, anote a receita:

Ingredientes

2 xícaras de polpa de pitaya

adoçante em pó a gosto

1 xícara de creme de leite light

4 claras em neve

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque numa vasilha com tampa. Leve ao freezer por cerca de duas horas. Tire e bata com o auxílio de uma batedeira. Coloque no freezer de novo até a hora de servir. 

Apesar de todas suas propriedades benéficas a Pitaya não é barata. O kilo da fruta pode ser encontrado a R$ 59,00 a variedade nacional e a importada a R$ 100,00.

Edição: Guilherme Henrique