LITERATURA

“Entre Margens” valoriza a literatura negra no Vale do São Francisco

Quinta edição do evento acontece com exposições, oficinas e degustações literárias

Brasil de Fato | Petrolina (PE)

,
O espetáculo "Eu vim da Ilha" traz referências das comunidades ribeirinhas do São Francisco / Cia Biruta

Acontece até domingo (11), no SESC Petrolina o “Entre Margens: Encontro com a literatura”. A proposta do evento é dar espaço e visibilidade para autores e autoras que vivem à margem das imposições sociais. Com o tema “Narrativas (in) Visíveis”, a programação acontece em Petrolina e na cidade vizinha de Lagoa Grande, na comunidade do Lambedor. O evento também relaciona a literatura a condições sociais, políticas, culturais que limitam a difusão da produção literárias dos autores e autoras.

Desde o início da semana já passaram pelos espaços de debate o poeta Miró da Muribeca, Cida Pedrosa e André de Leones. Na sexta, quem se apresenta é Cristiane Sobral, com o Recital Não Vou Mais Lavar os Pratos, às 19h, e logo após o grupo Gira Rosa apresenta o Kinimbá e um Rio de Encantos às 20:30.

No final de semana de encerramento, o Samba de Véio da Ilha do Massangano e o Reisado do Lambedor se apresentam sábado em Petrolina a partir das 15h no ponto das barcas que ligam a cidade à Juazeiro (BA). Às 19h a Galeria Ana das Carrancas é aberta para a exposição Lugar de Terra e às 20:30h Lucas dos Prazeres apresenta O Som da Vida.

No domingo, a programação em Lagoa Grande inicia às 15h com uma conversa sobre o tema do evento com os autores Daniela Amoroso, Francinaldo Borges, Sonia Guimarães e Graça Helenice. Às 17:30 tem contação de histórias com o Yiabás Griós Memórias Afro-brasileiras e a partir as 17h iniciam as apresentações culturais com a Performance Hortensia; o espetáculo Eu vim da Ilha, da Cia Biruta; o Reisado do Lambedor e o encerramento com Um batuque que Ecoou e Batuk-Ajé, com Camila Yasmine e Eugênio Cruz. Toda a programação do evento é gratuita, mas sujeita a lotação de cada espaço e das classificações indicativas de cada atividade.

Edição: Monyse Ravenna