LANÇAMENTO DE DISCO | João Pessoa - PB

Coral VOZ ATIVA celebra 25 anos com lançamento do CD "POR TODOS OS CANTOS"

Grupo se destaca pela presença ativa em atos políticos em defesa da Democracia, e por apresentar repertório de luta.

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Capa do disco POR TODOS OS CANTOS -  de João Pessoa - PB
Capa do disco POR TODOS OS CANTOS - de João Pessoa - PB - Divulgação - Coral VOZ ATIVA

Há 25 anos em atividade, o Coral VOZ ATIVA dará luz, nesta quarta-feira (14), ao disco "POR TODOS OS CANTOS, celebrando sua trajetória na musical paraibana. São 11 canções com arranjos e regência de Luiz Carlos Otávio e assinadas por grandes artistas da terra como Cátia de França, Pedro Osmar, Milton Dornellas, Adeildo Vieira, Naldinho Braga, Hildeberto Barbosa, Kennedy Costa, Escurinho, Vital Farias, Rosa Varjão e Sandro Pitta.
O Maestro Luis Carlos é o que podemos chamar de timoneiro deste barco desde o início. Ele conta que o disco traduz um pouco da essência e vivência do Coral nos seus 25 anos de atuação no cenário musical paraibano: "Hoje o coral conta com cerca de 15 a 20 pessoas, mas já houve participação de, pelo menos, 50 pessoas ao longo do tempo. E todo coral é assim, tem altos e baixos, e tem um grupo de pessoas que está desde o início, e pensando bem, ninguém nunca sai definitivamente; temos integrantes mais frequentes e outras(os) que participam mais quando há eventos. Nesta estrada, foram várias as cidades onde nos apresentamos como Campina Grande -  inclusive ganhamos um festival por lá - Natal e Maceió, Itabaiana, Santa Rita, Cabedelo, dentre outras."
Fotos: 25 anos do Coral - acervo
O Maestro destaca que o início do Coral foi na Caixa Econômica, mas depois foi para o Musiclube, e em 1993 decidiram que a ênfase seria na música da Paraíba, com compositores da terra e arranjadores como Carlos Anísio, Paulo Ka e ele próprio.  
O disco será lançado na Vila do Porto, às 20h, com entrada livre ao público, e contará com a presença dos(as) vocalistas, compositores, cantores, cantoras, instrumentistas e poetas. O subsídio para o disco vem do Fundo Municipal de Cultura e, como contrapartida, haverá lançamento em algumas escolas também.
 "Vai ser uma comemoração, uma festa, vamos cantar músicas de compositores paraibanos com arranjos nossos, numa comemoração de nós e do nosso público que, além de fazer música, faz resistência política e cultural também, seja nos movimento ssociais e culturais, com presença ativa nos palcos, a céu aberto, ou nas manifestações de rua, em defesa da classe trabalhadora", define Luis Carlos.
O que: Lançamento do CD "POR TODOS OS CANTOS"
Quando: quarta-feira, 14/11
Hora: 20h
Local: Vila do Porto
Entrada: Livre
VOCALISTAS: Sopranos: Alessandra Chianca, Alessandra Araújo, Ana Maria Assumpção, Lúcia Helena Luna, Sílvia Patriota, Wilma Albuquerque Costa. Contraltos: Ana Laurindo, Ana Paula Brito, Cristina Daniel, Déa Limeira, Guia Lima, Kátia Araçary, Luzenilda Correia Aragão e Madrilena Feitosa.
Baixos: Carlos Alberto (Caloi), Edir Lula Mendonça, Severino Oliveira e Zé Rodrigues.
Tenores: Hélio Pimenta, Luiz Carlos Otavio, Val Gomes, Yuri De Carvalho Gomes.
INSTRUMENTISTAS:
Elma Virgínia: Baixo acústico e elétrico
Marcílio Otávio: percussionista
Luiz Carlos Otavio: violão
Nildo Gonzalez: bateria
Marcelinho Macêdo: guitarra elétrica
Cristiano Oliveira: viola e guitarra
PRODUÇÃO: A produção executiva é de Wilma Albuquerque Costa; assistente de audição, Yuri De Carvalho Gomes; gravação, masterização e mixagem, Studio Peixe- Boi; prensagem e projeto gráfico: Studio Panorama; Concepção gráfica e arte final, Val Mariano; foto da capa é um registro da instalação "Desigualdade e Flores de Plástico não Morrem Jamais", de autoria da vocalista e artista plástica Alessandra Chianca; foto da capa, Wilma Albuquerque Costa; fotografias: arquivo do Coral Voz Ativa; produção vocal, Coral Voz Ativa.

Edição: Heloísa de Sousa