Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 12/11/18

A tragédia em Niterói e as mães vítimas da violência de Estado são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O desmoronamento no Morro da Boa Esperança, em Niterói, deixou quinze pessoas mortas e 22 famílias desabrigadas
O desmoronamento no Morro da Boa Esperança, em Niterói, deixou quinze pessoas mortas e 22 famílias desabrigadas - Fernando Souza/AFP

O programa da última segunda-feira (12) fala sobre o desastre ocorrido no fim de semana em Niterói e sobre o cotidiano das mães que tiveram seus filhos mortos pelas forças de segurança do Estado do Rio. 

Em entrevista, Sidnea Missel, moradora do Morro da Boa Esperança e integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), conta a experiência de quem presenciou o deslizamento e acompanha a situação de instabilidade dias após o desastre.

Ana Paula Oliveira, pedagoga e cofundadora do Movimento Mães de Manguinhos, fala sobre a realidade das mães que tiveram seus filhos mortos em operações policiais em favelas do Rio e sobre a morte de Janaína Soares, que morreu sem saber o final da investigação sobre a morte do filho.

O programa traz ainda as informações da visita da Comissão interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Rio.

Em reportagem, a demora na regularização de mais de cinco mil comunidades quilombolas e o risco de novas mudanças no Estatuto do Índio que podem significar a retirada de mais direitos dos indígenas no Brasil.

Confira também a análise dos jogos do fim de semana no Papo Esportivo.

Edição: Filipe Cabral