Pernambuco

Na Geral

Recife, Caruaru e Petrolina brigam por vaga na elite do Futebol Americano

Mata-mata do futebol americano em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Petrolina Carrancas é um dos times a entrar em duelo
Petrolina Carrancas é um dos times a entrar em duelo - Carrancas FA/Divulgação

No próximo domingo (18) entram em campo três times pernambucanos pelas semifinais (playoffs) da Liga Nordestina de Futebol Americano, que reúne as 12 equipes da segunda divisão da região no campeonato brasileiro do esporte. Petrolina Carrancas, Recife Pirates e Caruaru Wolves estão entre as quatro equipes que duelam pela única vaga aberta para o Nordeste na divisão principal.
O mata-mata é em jogo só de ida, com mando de campo para as equipes que tiveram melhor campanha na fase de grupos. Por isso, o Recife/Santa Cruz Pirates recebe o Caruaru Wolves às 14h no Estádio Grito da República, em Olinda; enquanto o Petrolina Carrancas duela contra o Maceió Marechais às 17h, no estádio Paulo Coelho, no sertão pernambucano.
Na fase de grupos o Carrancas fez a melhor campanha do Nordeste, com 4 vitórias e saldo de 154 pontos; seguido pelo Pirates, também com 4 vitórias, mas 148 de saldo; os Lobos do agreste pernambucano tiveram 3 vitórias e 1 derrota; e a última vaga ficou com os Marechais-AL, também com 3 vitórias e 1 derrota. Outros pernambucanos caíram na primeira fase: Recife Apaches, Recife Vikings e Olinda Sharks.
Elite do esporte no Brasil
O campeão da final da Liga Nordestina (Linefa) joga, em 2019, a Conferência Nordeste da BFA, divisão principal do futebol americano no Brasil. Nesta divisão jogam oito nordestinos, com quatro passando ao mata-mata para definir o campeão do Nordeste e disputar o título brasileiro. Único pernambucano na elite, o Recife Mariners foi ao mata-mata, eliminou os Bulls Potiguares nas semifinais, mas caiu na final contra o octacampeão João Pessoa Espectros, vice-campeão brasileiro de 2017.

Edição: Monyse Ravena