Rio de Janeiro

AGROECOLOGIA

Soberania alimentar e reforma agrária são temas de seminário que acontece na UFRJ

Diálogos entre campo e cidade fazem parte da Semana de Agroecologia que encerra nesta quarta (14)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Coordenadora do Terra Crioula, Ruth Rodrigues, lembra que a Feira Cícero Guedes acontece nos dias 10, 11 a 12 de dezembro no Rio de Janeiro
Coordenadora do Terra Crioula, Ruth Rodrigues, lembra que a Feira Cícero Guedes acontece nos dias 10, 11 a 12 de dezembro no Rio de Janeiro - Pablo Vergara/MST

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Questão Agrária em Debate (QADE), vinculada à Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove o "Seminário Soberania Alimentar e Reforma Agrária: diálogos entre campo e cidade". O objetivo das atividades é aprofundar o debate sobre reforma agrária e poder popular, aproximando os estudantes dessas questões.

A mesa de abertura que aconteceu terça-feira (13), no campus Praia Vermelha, na Urca, zona sul do Rio, abordou o tema central do seminário com a participação de representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A programação do seminário faz parte da IV Semana de Agroecologia da UFRJ, que vai até esta quarta (14) nos campus Fundão e Praia Vermelha, da UFRJ. 

Neste último dia de seminário, durante a manhã, a mesa "Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais", aconteceu no auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ com a presença de representantes da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Em entrevista ao Programa Brasil de Fato RJ, na última terça-feira (13), Ruth Rodrigues, coordenadora do Espaço de Comercialização Terra Crioula e integrante do setor de produção do MST, falou sobre o diálogo necessário entre a academia e os movimentos sociais. “É importante não dissociar e frisar que os movimentos sociais também estão dentro das universidades, nós não estamos à parte da sociedade”.

A barraca camponesa de alimentos saudáveis fica disponível durante toda a quarta-feira (14), das 9h às 18h, em frente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), na Praia Vermelha, oferecendo uma variedade de produtos agroecológicos, e com preço justo.

A partir das 18h desta quarta-feira (14), a noite cultural de encerramento do "Seminário Soberania Alimentar e Reforma Agrária" fica por conta da banda Forró de Pife, o evento também acontece na Praia Vermelha. Todas as atividades são abertas ao público.

Edição: Mariana Pitasse