Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 16/11/18

Ato em defesa da vida da população negra e a Festa Literária de Paquetá são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Famílias de ocupações do Rio de Janeiro e dos moradores das comunidades vão às praias da Zona Sul celebrar a importância das vidas negras
Famílias de ocupações do Rio de Janeiro e dos moradores das comunidades vão às praias da Zona Sul celebrar a importância das vidas negras - Mídia Ninja

O programa da última sexta-feira (16) comemora o mês da Consciência Negra e traz uma série de dicas culturais para o fim de semana e feriado no Rio. 

Em entrevista, Ana Paula Perles Ribeiro, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) explica como será a quinta edição do ato “O Leblon Vai Virar Palmares” e comenta sobre o preconceito e a criminalização do povo preto no Rio e no Brasil.

Graziela Rodriguez, coordenadora do Instituto Eqüit – Gênero, Economia e Cidadania Global, fala sobre o lançamento do livro “A Razão Neoliberal – Economias Barrocas e Pragmática Popular”. O livro é da autora argentina Verônica Gago, do coletivo Ni una a Menos.

Também em entrevista, Rafaella Barreto, coordenadora executiva da Feira Literária de Paquetá traz os detalhes da programação que vai agitar a ilha de Paquetá no fim de semana e conta sobre como tem sido o processo de mobilização cultural e diálogo com moradores e ativistas da região.

O programa ainda traz reportagens sobre a saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos, e sobre uma lista de perguntas elaborada pela Anistia Internacional em relação ao assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, que completou oito meses sem solução.

As dicas culturais para o fim de semana você confere nos quadros “Rio, Rua e Cultura” e “Cinema de Fato”. 

Edição: Filipe Cabral