Minas Gerais

DIREITOS

Projeto de comunicação que andou pelas seis regiões de MG finaliza nesta sexta

Exposição multimídia apresenta vídeo-aulas, cartilha, biblioteca virtual e documentário

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Oficina em Juiz de Fora (MG) envolveu movimentos populares, sindicatos, movimentos de juventude e organizações não governamentais.
Oficina em Juiz de Fora (MG) envolveu movimentos populares, sindicatos, movimentos de juventude e organizações não governamentais. - Divulgação

Como usar a comunicação para promover os direitos humanos? Este foi o questionamento que levou mais de 700 pessoas a participar de uma formação continuada em todo o estado de Minas Gerais. A Associação Henfil Educação e Comunicação, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) de Minas Gerais, realizou 45 atividades com o objetivo de formar novos comunicadores e fortalecer coletivos já existentes. O trabalho foi registrado e será apresentado nesta sexta (23).

O método usado no projeto foi a união de teoria e prática, ou seja, de aulas e oficinas, conta Jonathan Hassen, um dos organizadores. Em um mesmo dia, por exemplo, os participantes assistiam a um debate com jornalistas e colocavam a mão na massa para fazer spots para rádio. Os temas das aulas e das oficinas variaram conforme a necessidade dos 12 municípios participantes.

“A gente conseguiu desenvolver um trabalho com pessoas experientes e com pessoas sem experiência, misturando teoria e prática para que aprendessem técnicas da comunicação popular”, explica Jonathan. “Queremos que saiam mais preparados para usar a comunicação como ferramenta dos direitos humanos”, espera.

A maioria dos participantes do Programa de Formação Continuada em Comunicação e Direitos Humanos foram pessoas já envolvidas com a sociedade civil organizada, como movimentos populares, sindicatos, movimentos de juventude e organizações não governamentais. A expectativa é a construção de uma rede de colaboração entre esses comunicadores e a aproximação de mais educadores e militantes de direitos humanos.

Mostra multimídia

Na sexta-feira (23), acontece uma exposição de materiais produzidos pelo curso e que podem ajudar na formação de comunicadores e coletivos. Serão lançados uma biblioteca virtual, uma cartilha, um documentário com depoimentos de participantes de todas as regiões de Minas e serão distribuídos kits multimídias com aulas, palestras e textos. A própria mostra dará oportunidade para quem quiser assistir ali mesmo uma vídeo-aula feita pelo projeto.

Serviço:

Mostra Comunicação e Direitos Humanos, dia 23 de novembro, das 17h às 21h, no Diretório Acadêmico Alfredo Balena (avenida Alfredo Balena, 514 – Campus Saúde UFMG).  
 

Edição: Joana Tavares