Rio de Janeiro

ATIVISMO

Encontro Nacional de Mulheres Negras ocorre em dezembro na cidade de Goiânia (GO)

A expectativa é que mil ativistas de todo o Brasil participem do evento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Militantes reunidas durante o II Encontro Estadual de de Mulheres Negras, que ocorreu na cidade de Niterói (RJ)
Militantes reunidas durante o II Encontro Estadual de de Mulheres Negras, que ocorreu na cidade de Niterói (RJ) - Divulgação

O Encontro Nacional de Mulheres Negras celebra 30 anos em 2018. O evento, que ocorrerá na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, entre os dias 6 e 9 de dezembro, traz para o debate temas relacionados ao racismo, à violência e ao bem viver. Em diversos estados do país atividades preparatórias estão acontecendo.

No Rio de Janeiro, cerca de 120 integrantes do movimento negro se reuniram no segundo Encontro Estadual de Mulheres Negras que ocorreu na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói, na região metropolitana do estado, nos dias 9 e 10 de novembro.

O espaço foi fundamental para as mulheres se fortalecerem a partir da troca de experiências. Beatriz Moreira, que participou do evento como provocadora de uma das rodas de saberes, revelou que o encontro buscou criar estratégias e mecanismos para incentivar a organização política e a visibilidade de questões que são caras às mulheres negras, como a saúde, a moradia e a seguridade social.

“Dialogamos sobre um conjunto de questões que nos dão uma perspectiva do nosso bem viver, temos que lutar diariamente para termos direito, sabendo que estamos lidando com o racismo estrutural que permeia todo e qualquer espaço que temos acesso”, destacou a militante.

A expectativa é que mil ativistas de todo o Brasil participem do Encontro Nacional de Mulheres Negras no próximo mês. O evento propõe três eixos centrais de discussão: o enfrentamento das violências urbanas, a garantia de direitos sexuais e reprodutivos e o embate ao epistemicídio acadêmico. 

Para Beatriz, o encontro de Goiânia será um espaço para fazer uma análise de conjuntura com víeis social, de gênero e racial num momento marcado pelo avanço da extrema-direita na política brasileira.

“Esperamos para o Encontro Nacional fortalecer políticas públicas voltadas para as mulheres negras, a valorização do nosso trabalho, a nossa autonomia, o acesso aos bens e direitos fundamentais e, o principal objetivo deste evento: o enfrentamento do racismo e da violência que sofremos diariamente”, pontua.

Uma campanha de financiamento coletivo foi lançada pelo movimento para apoiar a realização do Encontro Nacional de Mulheres Negras. As doações variam de R$20 a R$1000 e podem ser feitas até o dia 2 de dezembro pelo site.
 

Edição: Mariana Pitasse