Pernambuco

FUTEBOL

Sport e Náutico fazem final do Pernambucano feminino

Jogos neste domingo (25) e quarta-feira (28) decidem campeãs estaduais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O primeiro jogo da final acontece com mando do Náutico, em Ipojuca
O primeiro jogo da final acontece com mando do Náutico, em Ipojuca - Léo Lemos/Náutico

Nesse domingo (25) começa a disputa da final do Campeonato Pernambucano Feminino de futebol. O primeiro jogo da final, às 14h30 do domingo, acontece no Estádio Antônio Dourado, no centro de Ipojuca, com mando do Náutico. O jogo da volta se dá na quarta-feira (28), com mando do Sport, na Ilha do Retiro, às 15h. As duas equipes chegam de forma invicta à final, tendo o Sport uma campanha ainda mais consistente. Campeãs em 2017, as Leoas têm a chance de conquistar o bicampeonato.

Na primeira fase, com grupo de 3 equipes, o Sport superou com facilidade seus oponentes. Venceu o Porto de Caruaru duas vezes (7x0 e 0x10) e também o Centro Limoeirense (9x0 e 0x6). Nas semifinais encarou o Ipojuca, com novas vitórias: 7x0 e 0x5. As Leoas chegam à final com uma campanha de 6 vitórias em 6 jogos e a impressionante marca de 44 gols marcados e nenhum tento sofrido. Destaque para a atacante Ottilia, artilheira da competição (foto abaixo), com 13 gols.

Já o Náutico, que também chega invicto à final, não ostentou placares tão elásticos diante das adversárias. Na primeira fase bateu o Íbis duas vezes (1x0 e 1x2), além de vencer e empatar com o Ipojuca (2x0 e 0x0). Nas semis, diante do Centro Limoeirense, placares mais tranquilos: 3x0 e 0x4. As alvirrubras chegam à final com 5 vitórias e 1 empate, 12 gols marcados e 1 sofrido. Destaque para a meio-campista Nadine, autora de 4 gols na competição.

Em caso de título rubro-negro, as Leoas igualam o Vitória de Santo Antão com 7 títulos pernambucanos. O Sport levantou os troféus de 1999, 2000, 2007, 2008, 2009 e 2017, sendo este último numa final justamente sobre o Vitória. O Náutico é o terceiro clube que conseguiu erguer a taça, com o bicampeonato em 2005 e 2006.

A final entre Sport e Náutico também confirma o fim da "era" do Vitória de Santo Antão. O clube da Zona da Mata Norte é heptacampeão do estadual feminino, com títulos consecutivos de 2010 a 2016. Nesse período o Sport foi vice em cinco oportunidades e o Náutico foi vice em 2015. No Pernambucano 2018 o Tricolor das Tabocas alegou problemas financeiros e abriu mão da competição.

Uma curiosidade é que, devido à fórmula do Pernambucano, as equipes não se enfrentam desde 2014, quando o Sport eliminou o Náutico numa semifinal do estadual. Nacionalmente os clubes estão em divisões diferentes: as Leoas estão na Série A1, tendo ficado na 6ª colocação entre as 8 equipes do Grupo 1 - o Vitória de Santo Antão foi 7º no Grupo2. Já o Náutico disputou a seletiva para a Série A2 e teve o azar de ser sorteado para encarar o Internacional-RS. Após 0x0, o Inter eliminou o Timbu nos pênaltis (3x4) e foi até as semifinais da Série A2.

A competição é a última do calendário do futebol para as mulheres que atuam no estado. Além do Brasileirão, elas ainda disputaram a Copa Cidade do Paulista, que reuniu as equipes de futebol feminino do Nordeste, incluindo Vitória-BA, Ceará e Botafogo-PB. O Sport levou a taça após golear por 4x0 o Vitória de Santo Antão, na final. O Náutico sequer chegou às quartas de final, tendo caído já na segunda fase de grupos, assim como o Ypiranga. Na primeira fase caíram os pernambucanos Centro Limoeirense, Íbis e América.

Edição: Monyse Ravenna