Rio de Janeiro

AGROECOLOGIA

Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes chega a 10ª edição no Rio em dezembro

Evento faz parte do calendário oficial da cidade e vai reunir 180 agricultores expondo produtos da reforma agrária

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A lei 5.999/2015 reconhece como de interesse cultural e social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes
A lei 5.999/2015 reconhece como de interesse cultural e social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes - Pablo Vergara

A Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes está próxima da sua 10ª edição no Rio de Janeiro. Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro o Largo da Carioca, no centro da cidade, vai receber uma variedade de produtos vindos dos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A expectativa é que sejam comercializadas mais de 150 toneladas de alimentos agroecológicos. São diferentes tipos de arroz, feijão vermelho e de corda, frutas, legumes, verduras e hortaliças. Além de produtos derivados da cana-de-açúcar, cervejas artesanais, fitoterápicos e fitocosméticos.

A Culinária da Terra também vai estar presente, oferecendo alimentação saudável e os saberes culinários para população do Rio. Esse ano, a feira vai reunir cerca de 180 agricultores de diferentes estados, expondo suas produções da agricultura familiar camponesa.

“A gente entende que a feira ganha uma dimensão maior nesse momento atual da conjuntura pra defesa da reforma agrária como uma pauta que pode melhorar a vida de toda sociedade”, diz Luana Carvalho, da Direção Nacional do MST. Nesse sentido, é fundamental fazer o diálogo entre quem produz os alimentos e quem consome.

A décima edição do evento do Rio será especial e ainda maior que nos anos anteriores, segundo Luana. Na programação haverá shows de forró, blocos de samba e chorinho, atividades culturais e o espaço Diálogos da Terra, com seminários de formação e aulas públicas. A editora Expressão Popular vai levar um estande com livros e materiais didáticos.

O evento, que acontece desde 2009, foi incluído no calendário oficial da cidade. A lei 5.999/2015 reconhece como de interesse cultural e social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, que se consolida como patrimônio carioca.

O nome da feira é uma homenagem a Cícero Guedes, trabalhador rural e militante do MST assassinado por pistoleiros em 2013, em Campos dos Goytacazes, região norte fluminense.

Além de uma grande liderança na luta pela reforma agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares. Foi também um importante colaborador com atuação em vários projetos de pesquisa e extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Edição: Eduardo Miranda