Solidariedade

MST lança campanha de doações para agricultores despejados em Goiás; veja como ajudar

Cerca de 150 famílias sem-terra tiveram que deixar o acampamento Antônio Nascimento, no município de Formosa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Polícia Militar de Goiás cumpriu liminar de reintegração de posse em favor de suposto proprietário que não morava nem produzia no local
Polícia Militar de Goiás cumpriu liminar de reintegração de posse em favor de suposto proprietário que não morava nem produzia no local - Divulgação MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou nesta semana uma campanha para arrecadação de doações para as cerca de 150 famílias despejadas do acampamento Antônio Nascimento, em Formosa (GO), a 80 quilômetros de Brasília. A ação, executada pela Polícia Militar de Goiás, cumpriu liminar de reintegração de posse solicitada pelo suposto proprietário da fazenda que as famílias ocuparam. Segundo o setor de comunicação do MST na região, agasalhos, alimentos e materiais de higiene são prioridades.

Entenda o caso

O município de Formosa é conhecido como “Berço das Águas”, por localizar-se em uma região de tríplice divisão de águas, porque três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul possuem nascentes no município: São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná/Prata. Por conta desta característica, Formosa possui grande biodiversidade -- ameaçada por ações do agronegócio e de grileiros.

A área em questão estava improdutiva e havia sido grilada pelo proprietário, que a desmembrou em várias partes e as transferiu para "laranjas". 

Com este despejo, o acampamento Antônio Nascimento tornou-se o segundo a ser expulso de uma área improdutiva em menos de um mês no Distrito Federal e Entorno desde o resultado das eleições. O primeiro, acampamento Dandara, sofreu reintegração de posse e ocupava uma área que possuía cerca de 400 hectares grilados. 

Nos dois casos, as famílias foram deslocadas para um assentamento próximo, e o MST assumiu os cuidados de acompanhamento e organização das famílias. 

Confira abaixo a lista de itens prioritários para doação, divulgada pelo MST:

Alimentos

Arroz, feijão, açúcar, café, óleo, sal, macarrão, biscoito de sal, biscoito doce, farinha de trigo, farinha de mandioca, milharina, temperos em geral, leite, achocolatado e polvilho.

Materiais de higiene

Sabonete, shampoo (adulto e infantil), condicionador (adulto e infantil), pasta dental (adulto e infantil), escova de dente (adulto e infantil), absorvente, fralda descartável M, G e GG, escova de dente (adulto e infantil), escova de lavar roupa e desodorante.

Os itens podem ser encaminhados para o seguinte endereço: SCLRN 712 Norte, Bloco E, entrada 10, AP 202, Asa Norte, CEP 70760515, Brasília-DF.

Edição: Daniel Giovanaz