Pernambuco

SAÚDE

30 anos de SUS são comemorados no Recife

Atividade faz parte dos preparativos para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em 2019

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Entidade tem o obejtivo de fortalecer e discutir temas relacionados ao Sistema Único de Saúde
Entidade tem o obejtivo de fortalecer e discutir temas relacionados ao Sistema Único de Saúde - CEBES Recife

Nesta quinta (29), às 10h, uma sessão de homenagem aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa, vinda do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) foi possível através de um requerimento feito pela deputada estadual Tereza Leitão (PT).

O CEBES é um dos formuladores da política do SUS em todo o país desde a sua criação, em 1976. Durante a luta pela redemocratização e durante a Assembleia Nacional Constituinte entre 1987 e 1988, o centro foi umas das várias organizações que discutia a importância de que a Constituição assegurasse o direito universal à saúde, o que foi garantido.

Mais que comemorar os 30 anos do SUS, a proposta das várias atividades que seguirão é criar e fortalecer os coletivos, movimentos populares e instituições em uma frente ampla, democrática e popular de defesa do SUS e da seguridade social. Além das atividades propostas pela CEBES, a Frente Brasil Popular Recife pretende realizar em breve diversas plenárias de saúde voltadas para a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para março de 2019.

Edição: Marcos Barbosa