Paraná

Brasil de Fato PR - Edição 105

Acompanhe os destaques:

📍Editorial
Bolsonaro já tem definidos 13 dos possíveis 15 a 19 ministérios. Até agora, o perfil dos escolhidos é masculino, branco, militar e de caráter privatista.

📉Lei do desemprego
O projeto da prefeitura de Curitiba em que Rafael Greca quer acabar com os cobradores no sistema de ônibus, o  que pode desempregar 6 mil pessoas, terá uma semana decisiva no começo de dezembro. Sem cobrador, preço da passagem não cai.

👨🏾‍⚕Nova saúde
Camilo, médico cubano que atuou no interior do Paraná, afirma que o sistema centrado na figura do médico é obsoleto. Para ele, é necessário conhecer a comunidade. 

👎🏿Violência
A população em situação de rua em Maringá cresceu 61% de 2017 a 2018, segundo dados da pesquisa “A População em Situação de Rua em Maringá: Descontruindo a Invisibilidade”. Em 2017 havia 222 e, em 2018, 357. 

🗣Entrevista
Haddad busca articulação internacional contra o conservadorismo: “A extrema direita está ganhando peso no mundo, para cortar direitos e fazer o ajuste neoliberal em cima dos trabalhadores. E eles estão juntando isso a uma pauta regressiva, do ponto de vista da cultura, para legitimar o desmonte do Estado de bem-estar social”.

✊🏿Organização
No próximo sábado, dia 1º, a Frente Única de Cultura do Paraná fará seu primeiro encontro de formação, reunindo trabalhadores da cultura e representantes de outros movimentos para a troca de experiências. 

🔊Opinião | A escravidão é aqui
 Mais da metade da população carcerária é formada por jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. Ainda segundo levantamento, o sistema prisional brasileiro tem 368.049 vagas, o que faz com que 89% da população prisional esteja em unidades superlotadas. 

⚽Futebol
Depois do título do Brasileirão decidido, com a conquista do Palmeiras, as emoções da última rodada do campeonato voltam- -se para a disputa por vagas na Copa Libertadores e, principalmente, para a última chance de escapar do rebaixamento.