Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

Bairro de Santo Antônio e suas pontes nos ligam ao passado recifense

Localizado no coração do Recife, parte da região já pertenceu à cidade Maurícia, construída pelos holandeses

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Bairro abriga a ponte que todos os anos recebe o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundi
Bairro abriga a ponte que todos os anos recebe o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundi - EBC

O bairro Santo Antônio está localizado em uma ilha no centro do Recife e é um dos mais tradicionais bairros da cidade. No passado, já foi chamado de Ilha dos Navios e, durante a colonização holandesa, foi residência do conde Maurício de Nassau. Na sua região leste foi construída a cidade de Maurícia, cujas obras cheias de canais eram consideradas avançadas para aquela época.
O único bairro com que Santo Antônio limita-se diretamente é o São José. Com os demais bairros com que faz fronteira, se conecta através das suas formosas pontes, dentre elas: Ponte da Boa Vista, Ponte Santa Isabel e Ponte Maurício de Nassau. No bairro Santo Antônio também estão importantes pontos das cenas política e cultural recifenses, como o Palácio Campo das Princesas, o Teatro Santa Isabel, o Palácio da Justiça, a Capela Dourada, a Igreja Nossa Senhora do Rosário Pretos, Igreja de São Pedro dos Clérigos e o Convento e Igreja de Santo Antônio.
Também é neste bairro, mais especificamente na Ponte Duarte Coelho, onde todos os anos fica montado o Galo da Madrugada, que faz a alegria dos foliões em um dos maiores e mais emblemáticos blocos de carnaval do mundo.

Edição: Monyse Ravenna