Minas Gerais

FORMAÇÃO

Cefart inaugura novo prédio e Teatro João das Neves em BH

A Fundação ampliou de três para cinco escolas de arte nos últimos quatro anos. Os cursos são gratuitos

Belo Horizonte |
“A unidade Andradas permite ampliar ainda mais nosso repertório", destaca diretor do Cefart
“A unidade Andradas permite ampliar ainda mais nosso repertório", destaca diretor do Cefart - Paulo Lacerda

Os estudantes de arte terão um novo espaço para chamar de seu. O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) acaba de inaugurar novas instalações para salas de aula, dança, ensaios e oficinas de figurinos, adereços e cenários. O prédio, de quatro andares, é originalmente do Departamento Estadual de Telecom de Minas Gerais (DETEL-MG) e passou por uma negociação de dois anos para abrigar a escola.

A inauguração é reflexo das promessas e escolhas feitas pela atual administração do Cefart, defende o diretor Vilmar Souza. O centro passou de três para cinco escolas de arte e aumentou o número de atividades, inclusive com cursos para o público externo, ou seja, pessoas que não são alunos do Cefart mas se interessam por arte.

“A unidade Andradas permite ampliar ainda mais nosso repertório e ofertar atividades que vão desde o ensino artístico às práticas direcionadas ao mercado cultural profissional”, destaca o diretor em entrevista no site Fundação Clóvis Salgado.

Teatro inquieto de João das Neves

No mesmo local será inaugurado um teatro em homenagem à “luta, inquietações e reflexões” do dramaturgo João das Neves. O ator, diretor e escritor faleceu há três meses e foi um dos grandes nomes das artes cênicas do país. O teatro servirá como local de experimentações aos alunos do Cefart. A peça de estreia será Eclipse Solar, com os formandos do Curso Técnico de Teatro 2018, em cartaz de 30 de novembro a 15 de dezembro.

Cursos e inscrições

Está aberto o edital para os cursos Básico de Música (bateria, piano, violão, violino, canto, flauta, saxofone, trompete, percussão, contrabaixo, trombone, clarineta, violoncelo e viola de orquestra), Produção em Artes Visuais e Tecnologia da Cena para o ano letivo de 2019. As inscrições vão de 31 de outubro a 4 de dezembro.

Para ser um aluno regular do Cefart nas áreas de dança, música e teatro, o interessado deve ficar atento ao edital, que é lançado geralmente no início do segundo semestre. Já os cursos complementares - abertos ao público externo - tem inscrições por todo o ano e poderão ser acessados logo mais em www.fcs.mg.gov.br. Todas as modalidades são gratuitas.

Edição: Joana Tavares