Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

ELEIÇÕES

Espanha: antes com nenhuma, extrema direita conquista 12 cadeiras em eleição regional

Socióloga diz que eleição de extremistas no Parlamento da Andaluzia guarda semelhanças com Brasil

03.dez.2018 às 14h44
Updated On 01.fev.2020 às 18h46
Redação
Partido de extrema-direita Vox conquistou 11% dos votos

Partido de extrema-direita Vox conquistou 11% dos votos - Reprodução/Facebook

Após 36 anos de governo na região autônoma da Andaluzia, na Espanha, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) sofreu uma derrota nas eleições regionais que aconteceram neste domingo (02/12) e não deve alcançar maioria para governar. Por sua vez, a legenda de extrema-direita Vox alcançou um feito inédito e elegeu 12 representantes.

O PSOE, partido do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, conquistou 27,9% dos votos e caiu de 47 para 33 assentos no Parlamento regional. Com o resultado, os socialistas devem perder a hegemonia na região que governam há 36 anos.

A aliança Adiante Andaluzia (AA), parceira do PSOE no governo regional, conquistou 16,2% dos votos e 17 cadeiras, mas os dois juntos não conseguirão garantir os 55 assentos previstos para formar maioria no Parlamento.

Com discurso nacionalista e anti-imigração, o partido de extrema-direita Vox conquistou 11% dos votos e elegeu 12 deputados. Segundo o jornal El País, com esse resultado é a primeira vez que a extrema-direita volta a ter representantes em um Parlamento espanhol desde o fim do partido Fuerza Nova, liderado por Blas Piñar, que se propunha a continuar a ideologia da ditadura franquista.

Para a socióloga e professora de Relações Internacionais da Unifesp, Esther Solano, o resultado das eleições em Andaluzia foi inesperado e pode ser comparado à eleição de Jair Bolsonaro no Brasil.

Em postagem no Facebook, a professora afirma que "é como se o PT perdesse o Nordeste para a direita. O pior é o surgimento de uma extrema-direita ao estilo Bolsonaro que, subitamente, e deixando todo o mundo de queixo caído, ganhou 12 deputados".

Segundo a pesquisadora, os membros do Vox "se apresentam como antissistema, antifeministas, religiosos, por uma 'Espanha grande de novo'; são contra a dominação cultural marxista, dizem que o sistema é todo corrupto, dizem que Podemos [partido de esquerda] vai transformar a Espanha em Venezuela".

Solano ainda destaca que vários dos representantes eleitos pela legenda "são ex-militares e ex-policiais. O líder do Vox em Andaluzia é um juiz que diz que 'não é político'. Assustadoramente igual dos dois lados do Atlântico".

Vox

Contrário ao aborto, ao casamento homossexual, ao independentismo de regiões autônomas como Catalunha e Andaluzia, o Vox elegeu seus representantes com uma forte campanha anti-imigração e ataques contra minorias étnicas e religiosas.

Após o resultado, a governadora da região, Susana Díaz, do PSOE, fez um apelo aos outros partidos para que se posicionem contra extrema-direita.

"Faço um chamado às forças constitucionalistas: vamos parar a extrema-direita na Andaluzia. Eu, ao menos, tentarei", disse a socialista.

Díaz antecipou as eleições de março de 2019 para dezembro de olho em pesquisas que  apontavam seu favoritismo. Oficialmente, o objetivo era garantir mais estabilidade ao governo.

Em sua conta no Twitter, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que seu governo seguirá trabalhando por um projeto "regenerador" para a Espanha e que defenderá a Constituição e a democracia.

"Meu governo seguirá impulsionando um projeto regenerador e europeísta para a Espanha. Os resultados em Andaluzia reforçam nosso compromisso em defender a Constituição e a democracia frente ao medo", afirmou o premiê.

PP e Ciudadanos

A disputa pela maioria do Parlamento regional de Andaluzia deve ficar entre o conservador Partido Popular (PP) e a legenda de direita Ciudadanos, do ex-premiê Mariano Rajoy.

O PP alcançou 20,8% dos votos e garantiu 26 assentos. Já o Ciudadanos obteve 18,3% e saltou de nove para 21 deputados eleitos.

Tanto o líder do PP na região, Juan Manuel Moreno, quanto o do Ciudadanos, Juan Marín, reivindicam o direito de governar a região e cogitam uma aliança com o Vox. Juntos, os três partidos terão 59 assentos no Parlamento, alcançando a maioria prevista de 55 representantes.

Editado por: Opera Mundi

Artigo original publicado em Opera Mundi.

Tags: extrema direita
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Despedida

Lula deixa China e confirma que irá ao funeral de Pepe Mujica em Montevidéu

ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘Cenário de gravidade continua em 2025’, diz Mauro Pires, presidente do ICMBio, sobre previsão de seca no país

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.