MÉDICOS CUBANOS

Médicos Cubanos partem de volta para a Ilha de Cuba e deixam a Paraíba

Envoltos em muita emoção, movimentos sociais e diversas pessoas vieram se despedir dos médicos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Comitiva de Movimentos Sociais se despede de médicas(os) cubanos
Comitiva de Movimentos Sociais se despede de médicas(os) cubanos - Foto: Lúcio Andrade

A despedida de mais um grupo de médicos cubanos aconteceu neste segunda-feira (03), no Aeroporto Internacional de João Pessoa - Presidente Castro Pinto. Por volta das 13h já havia várias pessoas aguardando a chegada dos médicos para a despedida. Alguns professores de medicina e tutores do Programa Mais Médicos estiveram presentes, companheiros de partidos de esquerda, assim como da Associação Cultural José Martí, e a Rede de Médicos Populares, estudantes de Enfermagem, Medicina e de Terapia Ocupacional, além de integrantes da Consulta Popular. Algumas pessoas das cidades onde os médicos cubanos atendiam vieram de suas localidades para levá-los até o aeroporto e se despedir. Nos momentos finais, antes do embarque, foram para a plataforma, cantaram e fizeram algumas falas emocionadas de agradecimento. Todos tiraram fotos da bandeira do Brasil e de Cuba. Alguns dos que fizeram uso da palavra: Felipe Proenço, médico da família e atual tutor do Programa Mais Médicos, a ex-vereadora Paula Frassinete, além de uma médica cubana, que também se pronunciou. Marcos Freitas da Consulta Popula fez uma fala e cantou a música que foi feita em 2013 quando os médicos estavam chegando em João Pessoa. 
Atual tutor do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço de Oliveira fala que esta é uma data muito importante no calendário: “Hoje, coincidentemente, é o dia da Medicina Latino Americana. Então Cuba simboliza muito isso por ter experiência de missão em diversos países da América Latina. Fomos homenagear os médicos e médicas cubanas, agradecer por toda a dedicação e solidariedade com o povo brasileiro, agradecer pelos resultados do programa mais médicos, e agradecer por terem ido morar em cidades que era inédito ter médico, por exemplo.” 


Pessoal de Pilar - PB veio se despedir da sua médica / foto:  Lúcio Andrade

Bruna Teixeira Ávila - Médica de Família e Comunidade - Supervisora do Projeto Mais Médicos para o Brasil conta do orgulho pelo projeto:  “Hoje nos despedimos, com tristeza e gratidão, de uma parte das médicas e médicos cubanos que saíram de suas casas para contribuir aqui, e sendo os primeiros médicos a fazerem um cuidado mais continuo das pessoas, além da coragem e compromisso a formação voltada para a atenção primaria a saúde, possibilitou a qualidade da atenção que vimos e que foi aprovada pela população.”


Médica fazendo o seu embarque / Foto Lúcio Andrade
A médica cubana, Milagros Caridad, fez um curto pronunciamento de despedida: “Faz um ano e meio que estou aqui no Brasil e na Paraíba. Estou muito agradecida por todos vocês, muito agradecida com as pessoas que eu atendia lá, e por ter diminuído muito a mortalidade infantil e a mortalidade materna, mas terei de ir agora para o nosso país. Vou ficar com muita saudade de todos que conheci; pessoas que me enriqueceram muito, e mais vocês também. Obrigada a todos em nome de todos os médicos cubanos” (em espanhol, tradução livre de Redação BdF - PB)


Médica cubana, Milagros Caridad, faz um curto pronunciamento de despedida / foto: Louise Tavares

Muita Emoção

Marcos conta que “Na hora crucial do embarque, houve muitos aplausos, muita emoção e palavras de agradecimento por toda a contribuição e pelo cuidado que os médicos de Cuba tiveram com o povo. Foi muito triste, e ao mesmo tempo lindo, cantar algumas músicas na despedida dos médicos e médicas cubanas. Minha mãe e meu pai me ensinaram que quando alguém nos presta ajuda, devemos ser eternamente gratos. É isso que eu sinto, uma enorme gratidão por tudo que eles fizeram por nós, pelo povo brasileiro. Cantar foi uma forma de demonstrar essa gratidão”

Edição: Cida Alves