Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 04/12/18

As lutas contra a privatização da Cedae e em defesa de uma educação democrática são destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Trabalhadores protestam contra venda da Cedae, em frente à Assembleia Legislativa
Trabalhadores protestam contra venda da Cedae, em frente à Assembleia Legislativa - Fernando Frazão/Agência Brasil

O programa da última terça-feira (4) acompanha a votação de emenda sobre a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e discute a questão da censura a professores em universidades públicas.

Em entrevista, Ary Girota, trabalhador da Cedae, explica sobre a importância de se garantir o caráter público da empresa e sobre as manobras políticas que levaram a mais um adiamento da votação da emenda que pode cancelar a venda da Cedae para a iniciativa privada. 

Amanda Mendonça, professora da Faculdade de Educação da UFRJ fala sobre o direito ao pluralismo de ideias e à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o conhecimento, e convida para a aula aberta que será promovida na universidade em resposta a um caso de censura e tentativa de intimidação por parte de alunos.

Ouça também a entrevista com o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão sobre a política de austeridade fiscal proposta pelo futuro Governo.

Na coluna do geógrafo, jornalista e contador de causos, Mouzar Benedito, conheça as expressões típicas de quem vive no Ceará.

E no quadro “Dicas Mastigadas”, uma receita deliciosa de batata rosti feita com batata doce. 

Edição: Filipe Cabral