Paraná

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Paraná - 08/12/2018

Condenação da transnacional Syngenta pela morte de agricultor sem-terra é destaque dessa edição

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

O programa vai ao ar nos sábados, em rádios de Ponta Grossa, Paula Freitas, Paiçandu e Paulo Frontin
O programa vai ao ar nos sábados, em rádios de Ponta Grossa, Paula Freitas, Paiçandu e Paulo Frontin - Gabi Lucena

O programa dessa semana tem bastante notícia boa! Uma delas é sobre a decisão judicial que condenou, em segunda instância, a transnacional Syngenta, produtora de transgênicos e agrotóxicos. A empresa foi responsabilizada pela morte do dirigente do MST, Valmir Mota de Oliveira - conhecido como Keno -, que foi assassinado em 2007 durante um despejo ilegal feito por uma empresa de segurança contratada pela Syngenta. 

Nesta semana, a Justiça Federal também suspendeu por 90 dias o despejo das famílias do Quilombo Invernada Paiol de Telha, na cidade de Reserva do Iguaçu. Para plantar e sobreviver, elas ocupam parte de uma área que está em nome de uma Cooperativa Agrária, mas que já foi reconhecida como território quilombola. As famílias esperam que, até março do ano que vem, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tenha titulado a terra.

E o relatório do projeto que cria a Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (Pnara) foi aprovado em uma comissão especial da Câmara dos deputados. Saiba quais serão as lutas que serão travadas no Congresso para aprovar uma política que incentiva a produção orgânica e agroecológica.

Você também vai ter mais detalhes de como anda a tramitação da proposta do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que quer acabar com a função dos cobradores e cobradoras de ônibus. A gente conversou com dois trabalhadores que vão contar pra gente porque esse cargo é importante pra população. 

E tem música e muito mais!

No Paraná, o programa vai ao ar toda semana, nas seguintes rádios

  • Ponta Grossa, na Rádio Princesa 87, 9 FM, aos sábados, a partir das 11h
  • Paulo Frontin, na Rádio Cidade 87,9 FM, aos sábados, a partir das 6h20 e 21h
  • Paula Freiras, na Rádio Paula Freitas 87,9FM, aos sábados, a partir das 11h
  • Paiçandu, na Rádio Pioneira 91,3 FM, aos sábados, a partir das 5h30

E pela internet, você acompanha da Rádio Brasil de Fato, às 8h de sábado e domingo.

Ficha Técnica

Apresentação: Gabriel Carriconde | Roteiro: Franciele Petry | Operação de áudio: Lucas Botelho e André Paroche | Apoio: Equipe de jornalismo do Brasil de Fato

Edição: Franciele Petry