Pernambuco

CINEMA

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos são comemorados em Olinda

Mostra exibe gratuitamente filmes com temas ligados à defesa dos direitos humanos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A programação acontece no auditório do Centro de Cultura Luiz Freire, que fica no bairro do Carmo
A programação acontece no auditório do Centro de Cultura Luiz Freire, que fica no bairro do Carmo - Arquivo CCLF

Nessa segunda (10), a  Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos A data é o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que está ocorrendo desde novembro nos 26 estados e no Distrito Federal com programação totalmente gratuita. Serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.

A edição pernambucana do evento acontece em Olinda. O Centro de Cultura Luiz Freire selecionou uma programação especial com filmes da Mostrinha e das mostras Panorama e Temática, que serão exibidos de segunda (10) a sexta (14), sempre em duas sessões, às 15h e às 19h30.

Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta. A programação completa está disponível em www.cclf.org.br.

Edição: Vanessa Gonzaga