Minas Gerais

INCLUSÃO

Cadeirantes desfilam para mostrar estilo, originalidade e individualidade

Evento acontece na próxima quarta (12), em BH, e terá apresentação de 20 modelos de roupas adaptadas

Belo Horizonte |
Roupas do desfile têm modelagens pensadas para facilitar a vida dos deficientes
Roupas do desfile têm modelagens pensadas para facilitar a vida dos deficientes - Divulgação AMA

Na próxima quarta-feira (12), modelos cadeirantes, amputados e com outras deficiências vão desfilar para mostrar que estão antenados com a moda, que têm individualidade, estilo e originalidade. Batizado de “A diversidade humana na passarela”, o evento será realizado na Avenida do Contorno, 2655, Santa Efigênia, de 9 às 16h e contará ainda com modelos plus size, negros, entre outros. Haverá ainda uma feira de alimentos, incluído diversas guloseimas, e algumas apresentações culturais.

O evento é uma realização do Coletivo Naftalina, em parceria com a Associação Mais Acessível (AMA).  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, ou seja, 45 milhões de pessoas. Esse público merece ser visto como clientes e ser representado nas passarelas de moda.

Ao todo, serão desfilados 20 visuais, compostos majoritariamente de macacões e conjuntos de moletom, com modelagens pensadas para facilitar a vida dos deficientes. Ao contrário da rigidez dos tradicionais desfiles de moda, o clima será descontraído, uma vez que a proposta é unir a moda com inclusão, reciclagem e sustentabilidade. As peças serão de uso diário e, segundo Dalva Gonçalves, uma das organizadoras do evento, a ideia não é apresentar nada glamoroso, mas mostrar que é possível estar na moda e se vestir de uma maneira confortável.  Todas as peças terão alguma customização, característica marcante das roupas das expositoras do Coletivo Naftalina.

“Eu gosto de costura, de pegar uma peça que não está na moda e transformar outra linda, que todo mundo pergunta quem fez. Então foi fácil ter roupas para cadeirantes. Para o desfile eu reutilizei tecidos usados e transformei em novas roupas”, explica Dalva Gonçalves.

Coletivo Naftalina - Agrupamento de mulheres, que tem como objetivo a união, compartilhamento, parceria e amizade para o bem comum. Juntas, elas promovem eventos que visam a conscientização da sustentabilidade, da cultura e da valorização da pessoa humana.

Associação Mais Acessível - Instituição com função social de transformar a realidade das pessoas com deficiência, oferecendo condições de acesso ao esporte, além de incentivar a descoberta de novos talentos. Além disso, detecta, desenvolve e acompanha novos talentos, fornece infraestrutura, conhecimentos específicos e tecnologia. A Associação conta com estrutura própria, com ginásio poliesportivo em conformidade com as regras nacionais e internacionais, vestiários e salas que seguem as normas da ABNT quanto a acessibilidade. 

O que é: Desfile Inclusivo - “A diversidade humana na passarela”,
Quando: 12 de dezembro,  de 8h às 19h
Onde: Avenida Contorno 2655, bairro Santa Efigênia, quase esquina com a Avenida dos Andradas, BH.
Entrada: gratuita
Evento: https://www.facebook.com/events/261548904522422/

Edição: Joana Tavares