Paraná

MÍDIA POPULAR

Brasil de Fato organiza plenárias no interior do Paraná

Integrantes do jornal debatem desafios da comunicação em Apucarana e Londrina

Curitiba |
O desafio agora é como ampliar essa rede, envolver mais setores populares e também democráticos
O desafio agora é como ampliar essa rede, envolver mais setores populares e também democráticos - Gibran Mendes

O Brasil de Fato Paraná se consolida em seu terceiro ano de circulação em Curitiba e em outras 22 cidades do estado. Neste mês, integrantes da equipe do periódico visitam cidades do interior para debater com as organizações populares os desafios da comunicação na atual conjuntura. E, principalmente, a necessidade de construção de meios de comunicação próprios dos trabalhadores.

No dia 12 de dezembro (quarta), haverá plenária popular do Brasil de Fato Paraná em Apucarana, região centro-norte do estado, e no dia 13 (quinta) é a vez de Londrina, na região norte.

Semanalmente, a equipe do BDF produz oito páginas e vinte mil exemplares impressos, distribuídos também em 18 pontos da capital paranaense – muitos dos quais ligados a organizações, sindicatos e movimentos populares. “O desafio agora é como ampliar essa rede, envolver mais setores populares e também democráticos, no plano estadual, na percepção de que temos uma mídia alternativa”, afirma Pedro Carrano, integrante da coordenação do jornal.

Sistema de Comunicação

Com o tempo, a experiência do periódico tabloide gratuito estendeu-se para uma visão de sistema de comunicação, que hoje envolve a Rádio Brasil de Fato e a página regional no interior do site nacional. Hoje, mais de cinco rádios retransmitem o programa semanal de meia hora. “Todo o conteúdo produzido pela rádio Brasil de Fato está disponibilizado para download e pode ser usado de forma livre pelas rádios em geral. Acreditamos que a comunicação é um direito humano, e que todas as pessoas têm direito de acessar informação de qualidade de forma livre”, afirma Franciele Petry Schramm, responsável pelas produções da Rádio Brasil de Fato no Paraná.

Novo passo

Guilherme Daldin, integrante do setor de organização do Brasil de Fato Paraná, aponta que o kit mídia dá origem a um novo momento na política comercial do jornal, em que as entidades interessadas podem anunciar nas diferentes mídias do jornal – o chamado “Giro 360”. Para ele, é uma conjuntura na qual as organizações que lutam pela democracia e manutenção de direitos sociais perceberam a importância do investimento na mídia alternativa e popular.

“Neste contexto, a mídia tradicional perde espaço, é cotidianamente contestada por diferentes setores da sociedade. Assim, a imprensa independente aparece como alternativa real e, ao trabalhar através de ângulos radicalmente diferentes dos da mídia tradicional, a imprensa independente torna-se uma escolha do público, uma decisão política do leitor”, afirma.

Agenda
Dia 12 de dezembro - Apucarana, APP-Sindicato, na rua Oswaldo Cruz, 510 (Palácio do Comércio) 14° andar sala 1403;
Dia 13 de dezembro - Londrina, a plenária será no Sindicato dos Bancários: Avenida Rio de Janeiro, 854, Centro.

Edição: Laís Melo