FIM DE ANO

Taquari em festa no 27º Natal Açoriano em Terra Gaúcha

O espírito comunitário toma conta do município que mantém vivas as tradições trazidas pelos imigrantes no Século 18

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Modo de vida, danças e culinária fazem parte do festejo
Modo de vida, danças e culinária fazem parte do festejo - Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

Dezembro é um mês de intensa programação social e artística em grande parte das cidades brasileiras. No interior, eventos em praças e salões reúnem milhares de pessoas ao redor de aspectos culturais e religiosos, reforçando os laços sociais das comunidades.

Continua após publicidade

Em Taquari, no vale de mesmo nome, as tradicionais comemorações de fim de ano já estão em sua 27ª edição. Lá, o Natal Açoriano em Terra Gaúcha é um dos eventos mais importantes. “Em 2017, recebemos cerca de 20 mil pessoas de inúmeras cidades da região e do Estado. Neste ano, temos a expectativa de receber 30 mil”, projeta a organização do evento.

Continua após publicidade

Presépio vivo

Continua após publicidade

Os costumes que vieram com os imigrantes açorianos são uma marca na vida dos taquarienses, principalmente nas festividades religiosas. No Natal, é tradição que a comunidade se reúna para realização de novenas, procissões, montagem e enfeite de presépios, encenações teatrais e a realização do Terno de Reis, uma cantoria acompanhada por acordeon e violão e rabeca.

Continua após publicidade

Encenação do presépio vivo é tradição açoriana | Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

A programação oficial do no 27º Natal Açoriano em Terra Gaúcha começou no dia 7 deste mês, com a procissão luminosa e o acendimento das luzes que enfeitam a lagoa Armênia, principal cartão postal de Taquari, e será encerrada no domingo, dia 16. A noite principal ocorrerá no dia 15, com encenação do Presépio Vivo, queima de fogos e show da cantora sertaneja Paula Fernandes.

Além das atrações oficiais, dezembro traz com uma programação natalina, com apresentações de escolas, espetáculos e eventos esportivos. É uma promoção da prefeitura e conta com o patrocínio da empresa Zanc e o empenho da comunidade na decoração da cidade e na agenda das atividades, que são todas gratuitas.

“Mãe do Vale do Taquari”

Taquari fica na região central do Rio Grande, distante 97 km de Porto Alegre. É considerada a cidade “mãe do Vale do Taquari”. A generosidade da terra e das belezas naturais faz da região um polo de produção agrícola e também de turismo.

O município deve seu batismo ao rio Taquari que, em guarani, significa “o rio das taquaras" – tacuara (taquara) e y (água, rio). É uma das mais antigas cidades gaúchas. O povoado surgiu em 1764 com a chegada de imigrantes açorianos. Com o passar dos anos, recebeu também africanos, alemães e italianos. Sua emancipação aconteceu em 1849.

A presença açoriana no RS

Arquitetura luso-açoriana em Taquari | Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

O arquipélago dos Açores é um conjunto de nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico que pertence a Portugal. No século 18, constantes erupções, superpopulação e queda na produção agrícola levaram seus moradores a pedirem novas terras ao rei. A historiadora Cleiderose da Silva conta que a vinda dos açorianos para o Brasil ocorreu a fim de dar um destino a essas famílias e, ao mesmo tempo, povoar espaços vazios do território brasileiro garantindo o domínio português sobre a região.

Em 1746, depois de uma das mais violentas erupções vulcânicas ter atingido a ilha de Faial, começou a migração rumo à então Capitania do Rio Grande de São Pedro e à ilha de Santa Catarina. Em Taquari, explica a historiadora, “os primeiros colonizadores açorianos instalaram-se provisoriamente em 1760. A fundação da cidade deu-se em 1764 com a instalação de 14 casais. Já em 1770, encontravam-se no local mais 60 famílias. Os açorianos aí instalados dedicaram-se ao cultivo do trigo como uma alternativa para obter o seu sustento”.

Hoje, a herança açoriana está presente na cultura e no folclore do município. Está no estilo arquitetônico barroco colonial dos casarões centenários, na culinária típica, nas festividades e na forte religiosidade do seu povo, marcada pela manutenção de irmandades e visível na Igreja Matriz São José.

Programação Oficial do 27 Natal Açoriano em Terra Gaúcha

12/12, Quarta-feira – Noite das Bandas, 20h S.S.A – SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO (Taquari), 21h THECABEÇA (Triunfo), 22h RICARDO BIGLU (Teutônia), Lagoa Armênia.

13/12, Quinta-feira – Noite do Projeto Comunidade Ativa – Bandas Marciais e Orquestras, Oficinas de Teatro, Oficinas de Capoeira, Oficina de Música, Lagoa Armênia.

14/12, Sexta-feira, 21h – VICTOR GOMES, Praça de Alimentação.

15/12, Sábado, 21h – Noite Principal – 27° Natal Açoriano em Terra Gaúcha, Lagoa Armênia.

16/12, Domingo – 09h III Rústica de Taquari – SK SHIRLEI KLAGENBERG;
16h - Mateada e Momento Lúdico para criançada – Familia Rotary – Chegada do Papai Noel – Ong Protetores de Taquari  - Noite Tradicionalista, Lagoa Armênia.

Edição: Ayrton Centeno