FIM DE ANO

Taquari em festa no 27º Natal Açoriano em Terra Gaúcha

O espírito comunitário toma conta do município que mantém vivas as tradições trazidas pelos imigrantes no Século 18

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Modo de vida, danças e culinária fazem parte do festejo
Modo de vida, danças e culinária fazem parte do festejo - Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

Dezembro é um mês de intensa programação social e artística em grande parte das cidades brasileiras. No interior, eventos em praças e salões reúnem milhares de pessoas ao redor de aspectos culturais e religiosos, reforçando os laços sociais das comunidades.

Em Taquari, no vale de mesmo nome, as tradicionais comemorações de fim de ano já estão em sua 27ª edição. Lá, o Natal Açoriano em Terra Gaúcha é um dos eventos mais importantes. “Em 2017, recebemos cerca de 20 mil pessoas de inúmeras cidades da região e do Estado. Neste ano, temos a expectativa de receber 30 mil”, projeta a organização do evento.

Presépio vivo

Os costumes que vieram com os imigrantes açorianos são uma marca na vida dos taquarienses, principalmente nas festividades religiosas. No Natal, é tradição que a comunidade se reúna para realização de novenas, procissões, montagem e enfeite de presépios, encenações teatrais e a realização do Terno de Reis, uma cantoria acompanhada por acordeon e violão e rabeca.

Encenação do presépio vivo é tradição açoriana | Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

A programação oficial do no 27º Natal Açoriano em Terra Gaúcha começou no dia 7 deste mês, com a procissão luminosa e o acendimento das luzes que enfeitam a lagoa Armênia, principal cartão postal de Taquari, e será encerrada no domingo, dia 16. A noite principal ocorrerá no dia 15, com encenação do Presépio Vivo, queima de fogos e show da cantora sertaneja Paula Fernandes.

Além das atrações oficiais, dezembro traz com uma programação natalina, com apresentações de escolas, espetáculos e eventos esportivos. É uma promoção da prefeitura e conta com o patrocínio da empresa Zanc e o empenho da comunidade na decoração da cidade e na agenda das atividades, que são todas gratuitas.

“Mãe do Vale do Taquari”

Taquari fica na região central do Rio Grande, distante 97 km de Porto Alegre. É considerada a cidade “mãe do Vale do Taquari”. A generosidade da terra e das belezas naturais faz da região um polo de produção agrícola e também de turismo.

O município deve seu batismo ao rio Taquari que, em guarani, significa “o rio das taquaras" – tacuara (taquara) e y (água, rio). É uma das mais antigas cidades gaúchas. O povoado surgiu em 1764 com a chegada de imigrantes açorianos. Com o passar dos anos, recebeu também africanos, alemães e italianos. Sua emancipação aconteceu em 1849.

A presença açoriana no RS

Arquitetura luso-açoriana em Taquari | Foto: Divulgação, Prefeitura de Taquari

O arquipélago dos Açores é um conjunto de nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico que pertence a Portugal. No século 18, constantes erupções, superpopulação e queda na produção agrícola levaram seus moradores a pedirem novas terras ao rei. A historiadora Cleiderose da Silva conta que a vinda dos açorianos para o Brasil ocorreu a fim de dar um destino a essas famílias e, ao mesmo tempo, povoar espaços vazios do território brasileiro garantindo o domínio português sobre a região.

Em 1746, depois de uma das mais violentas erupções vulcânicas ter atingido a ilha de Faial, começou a migração rumo à então Capitania do Rio Grande de São Pedro e à ilha de Santa Catarina. Em Taquari, explica a historiadora, “os primeiros colonizadores açorianos instalaram-se provisoriamente em 1760. A fundação da cidade deu-se em 1764 com a instalação de 14 casais. Já em 1770, encontravam-se no local mais 60 famílias. Os açorianos aí instalados dedicaram-se ao cultivo do trigo como uma alternativa para obter o seu sustento”.

Hoje, a herança açoriana está presente na cultura e no folclore do município. Está no estilo arquitetônico barroco colonial dos casarões centenários, na culinária típica, nas festividades e na forte religiosidade do seu povo, marcada pela manutenção de irmandades e visível na Igreja Matriz São José.

Programação Oficial do 27 Natal Açoriano em Terra Gaúcha

12/12, Quarta-feira – Noite das Bandas, 20h S.S.A – SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO (Taquari), 21h THECABEÇA (Triunfo), 22h RICARDO BIGLU (Teutônia), Lagoa Armênia.

13/12, Quinta-feira – Noite do Projeto Comunidade Ativa – Bandas Marciais e Orquestras, Oficinas de Teatro, Oficinas de Capoeira, Oficina de Música, Lagoa Armênia.

14/12, Sexta-feira, 21h – VICTOR GOMES, Praça de Alimentação.

15/12, Sábado, 21h – Noite Principal – 27° Natal Açoriano em Terra Gaúcha, Lagoa Armênia.

16/12, Domingo – 09h III Rústica de Taquari – SK SHIRLEI KLAGENBERG;
16h - Mateada e Momento Lúdico para criançada – Familia Rotary – Chegada do Papai Noel – Ong Protetores de Taquari  - Noite Tradicionalista, Lagoa Armênia.

Edição: Ayrton Centeno