Paraná

LAVA JATO

Jornalista lança livro “Dossiê Lava Jato” em Curitiba

Material é a seleção de um ano de reportagens críticas e investigativas sobre a Operação

Brasil de Fato I Curitiba |
O livro é considerado desde já uma aposta importante no jornalismo investigativo
O livro é considerado desde já uma aposta importante no jornalismo investigativo - Mauro Calove

O jornalista Daniel Giovanaz lançará na terça-feira (18), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, em Curitiba-PR, o livro “Dossiê Lava Jato: Um ano de cobertura crítica”, uma seleção de reportagens publicadas pelo jornal Brasil de Fato, entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018. Publicado pela editora Outras Expressões, o trabalho é resultado do aprofundamento e da investigação sobre o Operativo que trouxe impactos à democracia brasileira. 

Durante o evento, com entrada franca, o livro poderá ser adquirido por R$ 20,00.

Além do autor, estará presente no evento do jurista e professor universitário, Carlos Frederico Marés, que deve participar de uma mesa de debates sobre a operação Lava Jato e o papel da mídia.

O lançamento é realizado pelo Brasil de Fato e pelo Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular Majup - Isabel da Silva, projeto de extensão popular da UFPR.

Processo produtivo

Daniel Giovanaz conversará com o público sobre os bastidores da produção das reportagens em Curitiba (PR), sede da operação, e responderá perguntas sobre o tema.
A cobertura realizada pelo Brasil de Fato, com ênfase para os abusos, violações e impactos econômicos da Lava Jato, foi uma experiência inédita de disputa de narrativa sobre a operação na mídia impressa.

O lançamento será uma oportunidade de debater o papel dos meios de comunicação durante a operação e os limites éticos que envolvem as coberturas sobre o Poder Judiciário – além de ajudar a desvendar o próprio momento atual desse poder e seus impactos na conjuntura nacional.

O “Dossiê Lava Jato caminha pela trilha de quem abandona as opções do conforto e da acomodação para nadar na contra-corrente, abrindo espaço para vozes de quem se levanta para denunciar o retrocesso, o cerco à democracia e o esmagamento dos direitos dos trabalhadores e da população explorada”, afirma o jornalista Paulo Moreira Leite.

O livro é considerado desde já uma aposta importante no jornalismo investigativo, sem abrir mão da pesquisa e principalmente de uma visão classista. “O trabalho de Giovanaz é um exemplo de como é possível fazer jornalismo de esquerda, nitidamente posicionado na luta de classes em favor dos trabalhadores, sem perder o rigor, a capacidade de análise, a pesquisa e o critério”, afirmou Pedro Carrano, coordenador do Brasil de Fato Paraná.

Edição: Redação