ESCLARECIMENTO

Presidente venezuelano rechaçou convite oficial para participar da posse de Bolsonaro

O governo da Venezuela divulgou o convite enviado em novembro pela equipe de Bolsonaro a Nicolás Maduro

|
Ao rechaçar o convite, Maduro afirmou que "jamais compareceria à posse de um presidente que é expressão da intolerância, do fascismo"
Ao rechaçar o convite, Maduro afirmou que "jamais compareceria à posse de um presidente que é expressão da intolerância, do fascismo" - HispanTV

O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, publicou nesse domingo (16) dois comunicados diplomáticos emitidos pelo futuro governo do Brasil convidando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para participar da posse do presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro.

“O governo socialista, revolucionário e livre da Venezuela jamais compareceria à posse de um presidente que é expressão da intolerância, do fascismo e de interesses que são contrários à integração latino-americana e caribenha”, afirmou Maduro ao rechaçar o convite.

Por meio da publicação, Jorge Arreaza desmentiu a informação divulgada também no domingo (16) pelo futuro chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, afirmando que o governo de Bolsonaro não tinha convidado o presidente venezuelano.

Araújo publicou no Twitter: “Em respeito ao povo venezuelano, não convidamos Nicolás Maduro para a posse do PR Bolsonaro. Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira.”

Na rede social, o futuro Ministro das Relações Exteriores do governo de Bolsonaro também convocou os demais países a deixarem de apoiar o governo venezuelano, em uma decisão que demonstra a posição do futuro Executivo brasileiro de aumentar a pressão para favorecer os interesses estadunidenses no país bolivariano.

Por sua parte, o governo venezuelano insistiu que o futuro presidente brasileiro deveria retomar as “relações diplomáticas de respeito”, embora também tenha afirmado que sua campanha esteve baseada em “uma mensagem de ódio, de desprezo pela democracia e de confronto aberto, principalmente contra a Venezuela”.

Edição: Resumen Latinoamericano | Tradução: Luiza Mançano