Pernambuco

TRÂNSITO

Registro Digital de Veículos facilita vida de motoristas em Pernambuco

Funcionando desde o dia 13, o registro evita que motoristas andem sem a documentação necessária, o que é infração

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Aplicativo pode substituir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Aplicativo pode substituir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - Agência Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) laçou no último dia 13 o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) Digital. A ação é uma parceria do Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. A versão eletrônica do documento do veículo estará disponível no mesmo aplicativo da CNH Digital, ou seja, isso quer dizer que os motoristas pernambucanos podem conduzir seus veículos portando a versão digital do CRLV.

Pernambuco é o 5º Estado a implantar a tecnologia do CRLV Digital. “Já contamos com 28.609 CNH’s digitais e o Detran passa agora oferecer o CRLV, que traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido para verificar se o CRLV é falso em uma abordagem de trânsito. Além disso, permite exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado”, destacou Charles Ribeiro, o Diretor Presidente do Detran.

O acesso ao CRLV Digital só é permitido se o licenciamento de 2018 do veículo esteja quitado, ou seja, taxas do Detran, multas e DPVat. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível na App Store e Google Play. O cadastramento do veículo no aplicativo e não exige que o proprietário compareça ao Detran, o que traz mais comodidade e praticidade, já que é comum levar o celular para todos os lugares.

O cadastro possui também a funcionalidade que permite a utilização do mesmo documento veicular por mais de uma pessoa, entre usuários que já possuem instalada a Carteira Digital Eletrônica (CDE). No momento, são permitidos até cinco compartilhamentos simultâneos, mas existe previsão de aumentar esse número para, no futuro, atender proprietários de grandes frotas de veículos.

Até o momento, cerca de 25 mil CRLV digitais já foram emitidos para proprietários de veículos dos estados do Ceará, Rondônia, Goiás e do Distrito Federal. A segurança do usuário é feita por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. Já a autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

Edição: Vanessa Gonzaga