PREMIAÇÃO

Dois filmes latino-americanos são pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro

Os longa-metragens "Pássaros de Verão", da Colômbia, e "Roma", do México, estão entre os nove semifinalistas do prêmio

|
Os cinco finalistas do prêmio serão indicados no dia 22 de janeiro e a premiação acontecerá em 24 de fevereiro
Os cinco finalistas do prêmio serão indicados no dia 22 de janeiro e a premiação acontecerá em 24 de fevereiro - teleSUR

O cinema latino-americano estará representado na 91ª edição do Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que divulgou nessa segunda-feira (19) os nove filmes pré-indicados à categoria melhor filme estrangeiro.

Colômbia e México terão a oportunidade de representar a região com os filmes "Pássaros de Verão" e "Roma", respectivamente.

Os dois competiram com outros 85 longa-metragens e foram selecionadas para concorrer com os outros semifinalistas da Dinamarca, Alemanha, Japão, Líbano, Coreia do Sul, Polônia e Cazaquistão. Os cinco finalistas serão indicados no dia 22 de janeiro e a premiação acontecerá em 24 de fevereiro.

"Pássaros de Verão"

O filme colombiano narra a história de uma família indígena Wayuú durante a época da “bonanza marimbera”, período de expansão da venda de maconha para os EUA, quando tiveram que enfrentar seu próprio clã diante da progressiva perda de muitos de seus valores ancestrais.

A trama permite uma aproximação aos costumes e tradições deste grupo originário, o mais numeroso do país. Realizada por Cristina Gallego e Ciro Guerra, "Pássaros de Verão" também levou o Prêmio Fênix de Cinema Ibero-Americano.

"Roma"

A obra do diretor mexicano Alfonso Cuarón já conquistou o coração de diversos cinéfilos e ganhou quatro prêmios da Associação de Críticos de Cinema de Seattle, entre eles, o de melhor filme do ano e melhor diretor, e também foi premiado com o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza.

"Roma" conta a vida de Cleo, uma mulher indígena que é empregada doméstica de uma família de classe média alta, em um ambiente racista e classista, no qual também mostra-se o papel da mulher em uma sociedade patriarcal.

Edição: teleSUR