Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 17/12/18

A vitória de moradores de ocupações no Rio e a resistência da Aldeia Maracanã são os destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Após um ano de intensas lutas, famílias do conjunto de favelas da FICAP, Zona Norte, conquistam o direito de permanecerem morando na região
Após um ano de intensas lutas, famílias do conjunto de favelas da FICAP, Zona Norte, conquistam o direito de permanecerem morando na região - Divulgação/Brigadas Populares

O programa da última segunda-feira (17) fala sobre o direito à moradia e as ameaças aos povos originários e à cultura indígena.

Em entrevista, Gabriel Siqueira, integrante das Brigadas Populares do Rio de janeiro, conta sobre a luta de 550 famílias das comunidades Povo Sem Medo e Gringolândia em defesa de direitos básicos  como moradia e saneamento.

Também em entrevista, José Urutau Guajajara, cacique da Aldeia Maracanã, explica sobre o julgamento que decide sobre a permanência do território da Aldeia, e comenta sobre a resistência dos povos originários que vivem em áreas urbanas.

O programa também traz as informações sobre o incêndio que atingiu a refinaria em Manguinhos, e uma reportagem sobre a história do 13º salário e seus impactos positivos na economia nacional. 

Confira o nosso Papo Esportivo e fique por dentro das novidades do mundo dos esportes. 

Edição: Filipe Cabral